Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

COMO EU QUERO O MEU GOVERNO

Quero o meu secretariado movendo o Estado. Odeio ficar em Gabinete levando bronca. Eu vejo que Secretário tem que andar. Saúde - correr o Estado, levar o pessoal para enxergar a realidade, tomar decisão na hora, visitar almoxarifado, controlar patrimônio, conferir os serviços contratados, verificar se a empresa de limpeza está fazendo o serviço bem feito. Usando o sabão correto, o desinfetante e tudo que pode contribuir para a segurança do pessoal.

Ninguém pode ficar parado.

Se não tem nada pra fazer, saia por aí que encontrará serviço. Na educação nem se fala. Tem que sair fechando ralo. Tem ralo aberto demais. Estas empresas de transporte escolar, vou dizer pra vocês, é de lascar. Na hora da vistoria tem ônibus belezinha. Na linha, lá no mato, tem cacarecos rodando que de há muito poderia estar no ferro velho. Tem que botar pra quebrar.

Eu mesmo, já dei "incertas" no transporte escolar. Parei ônibus, entrei, mandei alunos descer e intimei a empresa a tomar vergonha na cara. Bancos rasgados, vidros todos quebrados, veículo sujo, fedido, uma anarquia. Gente, pelo amor de Deus, não me façam de besta. Quer ganhar dinheiro, claro, dinheiro é bom demais, mas, sem ladroagem.

Então, meus diletos e futuros secretários, cheguem cedo no serviço, antes dos funcionários, o seu exemplo é a sua melhor palavra. A sua atitude é o seu maior recado. Eu fico pensando assim: se os bancos controlam as contas de todos os brasileiros, saldo, extrato, transferência, pagamentos, aposentadoria, enfim, como é que o governo não pode controlar peças, pneus, combustíveis, livros, cadernos, remédios?

Ora bolas! Se você não sabe montar o sistema de informática, vá ao Paraná, Serpro em Brasília, e outros lugares e peguem softwares livres, gratuitos, excelentes e ponha para controlar as suas coisas. Vamos aos poucos saindo do mundo das grandes empresas de informática. Este é o mundo admirável, lindo, complicado, difícil pra leigos - o correto mesmo, é ter o seu pessoal de TI e ir montando pouco a pouco o sistema integrado de comunicação e rede. Quem me falou isto foi o Roberto Requião, ex-Governador do Paraná, tive com ele e o que o Paraná tem está disponível para o Brasil inteiro, de graça.

18 comentários:

Unknown disse...

Dr. Confúcio, ilustre Governador.

Parabéns pela oportunidade dada a tantos jovens que muitos sequer conhecem sua história de luta e liderança, contudo, quem os conhece, sabe de sua brilhante atuação, faltando somente uma oportunidade para mostrar sua capacidade.
Parabéns Chicão, parabéns Alan, parabéns Mirian... Saibam todos quanto quiserem entender e perceber a sabedoria que existe em nosso grande Líder e maestro de nosso Estado, Confúcio Moura.
Saudoso, contemplou a velha guarda, contudo, tem aberto a porta da oportunidade para muitos lideres que sempre viveram no anonimato, jovens cheios de vigor e vontade, criativos, e pessoas vividas, muito competentes, porém esquecidas, sem que alguém os percebesse. Deus nosso grande Pai Celestial, coloca tudo na ordem certa e, esses são dias de mudança, dias de esperança. Nosso Líder, “iluminado”, tem procurado ver o coração de todos que o cerca, e percebido a luz interior de cada um, oportunizando seu brilho.
Alguém precisa acreditar no futuro, como ter um curriculun, uma história de sucesso, se não houver oportunidades?
Muito obrigado governador, por ser essa pessoa que és. Que possas continuar assim, cheio de vida e entusiasmo, tem todo nosso apoio, de todos os homens e mulheres que torcem por uma sociedade mais justa e humana. Essas pessoas, inteligentes, cheias de esperança e fé, que serão seus grandes aliados, que torcem para que tudo de certo, que nossa sociedade seja mais igual, etérea.
“Uma das melhores maneiras de nos aperfeiçoarmos é prestar atenção em nossos pontos fortes e reforçá-los ainda mais, não podemos porém nos esquecer de trabalhar nossas fragilidades, para torná-las tão frágeis, que desapareçam de vez, tornando-as em pontos fortes”.
Sei que seu desejo é somente acertar e estamos prontos para ajudar. Coloco-me a disposição com todo afinco e vontade e acredito que a grande maioria também.
Alan, Chicão, Mirian, Dr. Benedito… todos nós somos uma equipe, e equipe se faz com comprometimento e dedicação. Todos estão de um mesmo lado, lutando, ajudando a construir uma sociedade melhor para todos, “Uma Nova Rondônia”.
Parabéns Dr. Confúcio Moura,
Desse seu amigo, sonhador, esperançoso, que sempre acreditou e acredita na sua pessoa, na sua equipe. Que sejas sempre abençoado e protegido de nosso Pai Celestial. Saiba que o tenho em minhas orações, na minha Fé.

Claudemir Pereira
Agente Penitenciário – Adm. Público

carlos vieira da silva disse...

Central de TI ou cada secretaria tem uma própria? Central de treinamento em TI, a partir de um protótipo testado e bem sucedido ou cada secretaria faz seu próprio treinamento? A sinergia só existe com a soma de conjuntos e não com a divisão em unidades isoladas. Os "rodas presas",
os "freios de mão puxados" não podem atuar na área de TI. É decisão rápida e instantânea, é presença, se não o sistema todo trava.
carlos vieira da silva

Anônimo disse...

Caro Governador, a IDARON já faz isto, o sistema que roda hoje no estado todo, tudo interligado, foi feito por pessoas do próprio órgão, e o órgão não gastou praticamente nada, mais nada mesmo. É só conferir e dar continuidade.

Marcos José disse...

Essa é a visão de um verdadeiro Governador. Eu tenho o hábito de ler seu blog todos dias e verifico que se esses conceitos verdadeiramente forem implantados, nada deterá o desenvolvimento do nosso Estado. Nem mesmo com a torcida contrária de muitas pessoas. Como o Sr. sabe, sou educador e policial militar. Atuo voluntariamente e por amor na primeira e por amor e na segunda. São duas áreas sofridas que necessitam de investimento nas pessoas e em meios. A Polícia Militar pode ampliar seus trabalhos junto à educação, através de vários programas como o Proerd. Se houver uma boa atuação conjunta, os jovens de hoje serão cidadãos de bem no futuro. Será um nova ROndônia.

Enísia disse...

Gostei muito de saber que o Governador Confúcio valorizará os servidores da Educação.
Aproveito e pergunto: A Universidade estadual sai?

Anônimo disse...

Alguns servidores da saúde tem que conscientizar-se da necessidade de prestar uma assistencia de qualidade, humanizada , competente, ...aos usuários do sistema SUS. É inadimissível servidores fumarem dentro de uma Unidade Hospitalar , misturados aos pacientes ...Saõ Paulo isso não acontece , infelizmente asistimos isso em Porto Velho , dentro dos hospitais , principalmente o HB.

Dr. Ribamar Silva disse...

Dr. Confucio.
Quero aproveitar o espaço para lhe desejar um Feliz e Natal e proficuo Ano Novo. Ano em que pesará sobre seus ombros administrar Rondônia. Peço a Deus que o proteja e dei-lhe paciencia para suportar aquilo que não possa mudar, discernimento para mudar o que precisa ser mudado. Sabedoria para distingui uma situação da outra. Fizemos nossa parte agora é com o Senhor conduzir seu projeto. Se houver necessidade estaremos ao seu dispor para auxilia-lo, com a mesmo disposição com que ajudamos a chegar até aqui.

Boa Sorte.

Dr. Ribamar Silva - PDT-`VH.

constantino lagoa disse...

Fico imaginando o dia em que podermos que usar amplamente os recursos oferecidos pelas TICs em todos os setores do Estado. Na educação, por exemplo, onde atuo, teríamos um ganho de tempo incrível. Para que ficar gastando tempo, dinheiro e papel com os diários se pudermos ter softwares específicos que facilitem todo esse processo? As bibliotecas escolares precisam de mais e bons livros, porém é necessário que haja um controle mais eficiente; ficar anotando em cadernos todo o movimento de uma biblioteca é complicado. São muitos e inumeráveis os recursos de TICs que melhorarão e muito o dia a dia da educação.

Anônimo disse...

Dr.Confucio,conheço a o claudemir e sei que tudo que falou e sincero e de coraçao.Merece uma oportunidade,ele hoje e lotado do Presidio chamado Pandinha, porque nao entao dar a direçao para ele.E competente e fara um otimo trabalho.aguardamos ver o nome dele.abraços

Aluisio G. Santiago disse...

Oportunamente quero parabenizá-lo pelo a brilhante intensão de conduzir esse estado, migrei pra cá há cerca de 28 anos e faço parte da história desse estado desnvolvimento minhas atividades no setor agropecuário, temos que ser eficazes, capazes e eficientes no serviço público,pois só o trabalho dignifica o ser humano e suas obras nos torna imortais.

EDUARDO ABREU disse...

Sim, Confúcio, software livres neles. Tenho certeza que podemos fazer a diferença. Hoje aqui em Ariquemes, estou me dedicando no hospub, tenho certeza que dá pra mudar. O Datasus tem muito a nos ensinar. Agora é só montar uma equipe boa e colocar o cérebro e os computadores pra funcionar.

Anônimo disse...

Isso aí Governrador. Cobrar de secretários e servidores mais trabalho.
Atualmente chega-se nos órgãos públicos e é atendido por pessoas que paracem que estão "morrendo" de tanta preguiça. Uma vontade...
Cada secretário que só diziam que iriam fazer isso, aquilo e nada acontecia.
O negócio é dar uma chacoalhada nesses servidores pra ver se animam mais. Uma preguiça, uma má vontade e despreparo pra atender a população. É demais. Um bom trabalho não é feito somente pelos secretários, mas sim pelos servidores que fazem as coisas acontecerem. Ai, tanta coisa minima que faz tanta diferença.
BOA SORTE NOSSO GOVERNADOR!

Anônimo disse...

Boa noite Dr. Confucio.
Quanto aos jornalistas que estão reclamando da maneira que o Sr. se comunica com o povo, continue assim, pois não precisa mesmo ficar correndo atraz de jornalistas pra colocarem promessas na midia. Isso mostra que nosso novo Governador tem ATITUDE. O bom jornalista é aquele que fala a verdade, aquele que não cobra para falar bem ou mal. Continue assim. Rondônia será um Estado referência para o resto do País.

ALBA-PSICOPEDAGOGA disse...

Nobre governador Conducio Moura,eu como educadora de novas gerações,tê-lo como governador do estado de Rondônia ,para mim foi tirar um nó da minha garganta,ou melhor um desafio para todos os educadores e funcionários da educação que por vezes,sentia vontade gritar:E pesado por demais o fardo! Porém chegou o exato momento,e as urnas falar por mim,e por todos que concerteza sentia o que eu sentia,descaso...Li sua mensagem,acredito que haverá mudança,inclusive na questão salarial...

ALBA-PSICOPEDAGOGA disse...

Dr. Confucio,parabéns pela vitória!Sou educadora do municipio de Novo Horizonte Do Oeste ,RO,especificamente Mograntenópolis,me sinto honrada em poder tÊ-lo como governador do Estado,visto que os educadores ,na sua esperavam anciosos o momento para dar um grito de vitória,acredito que o Nobre governador não irá decepsionar essa classe que urge mudanças,inclusive na questão salarial.A educação precisa de alguém que pense como a Vossa Senhoria,obrigada...

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o senhor vai fazer concurso efetivo para a educação, Dr confúcio?

Daniela disse...

Para a Educação as TIC podem trazer muitas contribuições. Hoje através do PROINFO já são oferecidas capacitações só que não se oferecem condições para que os professores possam participar efetivamente delas.
Por experiência própria, para que os Laboratórios de Informática Educativas realmente funcionem é preciso que:
Tenhamos um gestor que valorize esse trabalho;
Um professor habilitado capacitado para atender aos professores, auxiliando no planejamento das aulas e projetos e acompanhando o desenvolvimentos destas;
Um técnico que atue no LIE e dê manutenção constante nos computadores.
Infelizmente a maioria das pessoas não considera o LIE uma sala de aula e as pessoas inicialmente treinadas para lá atuar acabam sempre voltando pra suas salas e ficam com o conhecimento só pra sí.
É preciso mudar esse conceito urgente na educação, afinal aula não acontece somente na sala, mas na biblioteca, no Laboratório de Ciências, na Sala de Vídeo, no Laboratório de Informática, e até na rua.

Anônimo disse...

Isso mesmo Daniela, concordo com vc, estou diretora em uma escola e infelizmente é isso mesmo que ocorre, enquanto não tivermos apoio da REN e da SEDUC, os laboratórios de fato não funcionarão efetivamente.