Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

OS ÍNDIOS RONDONIENSES



Visitei várias aldeias no Estado, muitas etnias. Percebi que a população indígena de Rondônia, de aproximadamente, dez mil índios não tem nada no governo do estado para  ajudá-los em regime de cooperação com a FUNAI.

Os povos indígenas rondonienses estão em vários estágios de desenvolvimento e de conhecimento. Desde alguns deless, muito bem informados e apoiados por diversas ONGS, até outras sem o menor apoio, vivendo em condições mínimas de dignidade.


Veja o estágio deste índio. Muito bem informado. Esclarecido. Defende os seus direitos com argumentos fortes.



Estes suruís  também debatem sobre zonemaneto de suas terras, projetos internacionais para captação de recursos por sequestro de carbono. Estão bem à frente dos brancos ditos civilizados.

No entanto, tem muitos indios que precisam ainda de muito apoio, como as comunidades da região de Guajará Mirim, Extrema, Nova Colina e os Urus. Eu particularmente amo a todos, com maior devoção aos URUS.

Desta forma, não vou criar uma Secretaria, mas uma gerencia e ou departamento do Indio para que eles estejam dentro do meu governo para promover esta integração entre políticas públicas para o índio com a FUNAI.  Ainda estou pensando em qualquer da etnias irei convidar, os de Cacoal ou de Guajará-Mirim. Com certeza, eles terão apoio do meu governo.

Um comentário:

Marcelo L. Ferronato disse...

Muito bom governador... Trabalho na Funai em Cacoal a dois anos, e certamente já esta na hora de uma aproximação entre o estado e Funai, para unidos trabalharmos em prol destas comunidades que sofrem a margem da sociedade, mesmo sendo detentoras de 20% do território de RO. Parabéns pela iniciativa, como cidadão estamos a disposição para ajudar.