Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A NOVA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Tem muitos deputados que estão começando a sua vida parlamentar agora. Tem outros que já estão na cargo e função a mais tempo. O importante é que cada parlamentar tem que pensar em fazer uma carreira longa.

Nunca vi ninguém fazer carreira longa sem estar voltado à dignidade e o trabalho. Qualquer um pode ser deputado por um mandato apenas. Mas, se não corresponder aos anseios do povo, fica só nisto e encerra a carreira e volta à vida normal. E muitos por aqui tiveram grandes prejuízos de imagem. Outros empobreceram e caíram no ostracismo e esquecimento muito rapidamente. Cada um escreve a sua vida com a sua própria mão.

A grande corrida agora é pela Presidencia da Mesa Diretora da Assembléia. Basta olhar para trás e verificar o futuro de todos aqueles que usaram de todos os meios para chegarem a este cargo. Todos aqueles que usaram o que devia e que não podia para ser presidente. É bom ser presidente, claro que é bom, no entanto, tudo tem limite. Bom mesmo é que o cargo chegue às mãos pela ação diligente da política, da conquista pessoal, da liderança espontânea, da simpatia, do contato, do compromisso formal e ético, que não envolva nenhum tipo de sedução que não seja a do conquista, como a de um namoro, onde a pupila dilate, as mãos fiquem frias, a boca seque e no mais é o natural deslumbramento do espaço, do poder de ser Presidente da Assembléia Legislativa.

Não resta dúvida que o Poder Legislativo é um importante poder, o da representação, que deve assumir no todo este poder, para que não claudique e abra espaços para outros poderes concorrentes, como o poder da democracia participativa, do poder dos movimentos sociais, dos sindicatos, enfim, da sociedade organizada.

Não vale ser presidente a qualquer preço. A história de Rondônia está recheada de percalços, enganos, frustrações, crimes e castigos. Que todos os deputados, novos e antigos, sejam felizes, que desempenhem seus mandatos com dignidade e que contem comigo para que tenham sucesso, e mais tarde reelejam, sejam federais, senadores, governadores, prefeitos, enfim, continuem em suas vidas longas na política. E isto só acontecerá com a lida diária e a conduta escrita em cada ato.

Boa sorte a todos.

Nenhum comentário: