Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

DISTRITOS 2

I

BOM JESUS - Fica no Municipio de Jaru,o pessoal está bem. Por ali tem a cara do agronegócio. Coincidiu a visita com uma cavalgada que sairia de uma fazenda próxima. Fomos lá. Vimos a força. Garrafas de uísque sobre mesas. Muita cerveja em lata. Moças linda e vestidas à caráter das fazendas, botas de canos longos, chapéus, uma churrascada em construção, uma café da manhã ricamente sobre imensa mesa. Ali, tudo é farto e muito.Sempre me lembro do Loro, um dos fundadores de Bom Jesus, foi Vereador e o encontrei por lá petrificado no tempo, nem novo e nem velho, do mesmo jeito de sempre. A escola que noutros tempos, pra mim era a escola mais bem cuidada do Estado. Vi-a de longe, deu vontade de ir lá, mas, o tempo era curto, não fui. BOM JESUS  é boi, é leite, é café e lavoura de todo jeito.

II

SANTA ROSA - é no Vale do Paraíso, enfileirado de casas à margem de uma linha que parece não ter fim. Havia um festa linda com idosos, deu vontade de ir lá, não fui, para não cometer nenhum crime eleitoral, tudo acontecia numa escola. Pegamos o microfone e falamos algumas palavras sobre a nossa campanha e que esterei ao lado do agricultor, porque aprendi a atender o pequeno produtor, como prefeito de Ariquemes fizemos e implantamos modelos admiráveis. Santa Rosa caminha com as próprias pernas como se fosse completamente isolada ou um país independente.

III

RONDOMINAS -  OURO PRETO - tem orgulho próprio. Creio ser o Distrito rondoniense mais rico. Ali cheira prosperidade. Café, boi, leite e tudo mais. Tem laticinio, cafeeira, comércio forte. Povo vaidoso e com orgulho enorme e bate no peito que ali  tem vida própria.

IV

NOVA COLINA - JI PARANÁ  - era pra ser o maior projeto do Estado, mais de 800 lotes originalmente disitribuidos. Só tem hoje 150. Os outros foram incorporados em fazendas grandes. Fica perto do Mato Grosso. Tem reserva indigena por perto. Alé de tão perto, mais parece um bairro de Ji Parana. Fiquei feliz com a experiencia de agroecologia implantado.

Nenhum comentário: