Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

HIERARQUIA E DISCIPLINA


É isto mesmo - hierarquia e disciplina. A base em que se sustenta a Polícia Militar. Sem estes dois princípios impera o caos.

Outro item importante - Polícia Militar não pode ter dedo da política em sua carne. De jeito nenhum. Polícia é polícia e política é política. Cada um no seu canto. Nada de furar a fila, inventar modelitos para se ajeitar merecimento e passar  gente nova na frente dos mais antigos. Não pode e não deve. Fere de morte a tropa.

Até hoje não sei porque diferenciar policial militar em três classes.  Francamente, não consigo entender a lógica. Além do mais o pessoal não está satisfeito com o modelo. Vá lá fora, na bandidagem e pergunte a eles qual o PM é de primeira, segunda ou terceira classe? Ou se bala respeita classe de PM. Vou acabar com isto. Rapidinho.

A carreira administrativa sempre existiu. No meu tempo de sargento da PM de Goiás chamava-se "os intendentes" aqueles que tocavam os quartéis na burocracia. Se tem lei em vigor é só abrir o concurso. Farei este procedimento no meu primeiro ano de governo. No decorrer do mandato implantar um novo Plano de Carreira para a Polícia Militar centrado nos bons exemplos de outras policias brasileiras.

Concurso para cabos e sargentos - será na base de meio a meio - para novos e para os "cabos velhos". Como é que se pode colocar no mesmo grupamento cabo ou soldado com mais de quarenta anos para correr com menino de 20 anos? Aí você mata o "véio".  Meio a meio - e o tempo de curso dos policiais, cabos e sargentos serão curtos, apenas  para uma breve reflexão sobre a importancia da Polícia Militar no contexto da violência.

Tem outros temas igualmente importantes para melhorar a moral da tropa. Como gratificação para motoristas, risco de vida, o papel da força tarefa, intersticio de praças, valorizar e apoiar a Astir, insalubridade. Todos eles merecerão análises circunstanciadas. Além do mais - cada policial com sua arma cautelada.

3 comentários:

Roberto Alves de Lima disse...

Valeu Governador,sou PM e o Sr. disse as verdades q nos não podemos dizer, o motivo o Sr. sabe, é ex-PM.
O curso de Graduação meio a meio é aspiração e idéia corrente na tropa mas não achou respaldo na Cmt atual.E tenha carinho com a Força Tarefa, ilustre Governador, somos os bandeirantes desta Polícia, dedicamos nossa vida à ela e este trabalho é nosso único meio de complementar nossa renda e continuarmos úteis à sociedade. Será um prazer ter o Sr. como Cmt em Chefe da nossa Tropa.

Alécio Carlos Martins disse...

Dr. Confúcio, acredito que Vossa Excelência lê tudo o que é postado nesse Blog. Sou Policial Militar do Estado de Rondonia desde 1998. Ainda sou apenas PM, sem nenhuma graduação. Sou Formando em Educação Física desde 2000. Quando entrei na Policia Militar, tive que esperar 05 (cinco) anos para ter a oportunidade de poder prestar um concurso interno pra CB ou SGT. Quando estava prestes a ter essa oportunidade, houve mudanças na Legislação e as promoções passaram a ser por tempo de serviço, como era "novinho" a esperança se desvaneçeu, pois haviam muitos "antigões" na frente aguardando a oportunidade. Pois bem, os anos se passaram, e no Governo que está se findando (Graças a Deus) passou-se muitos anos sem nehuma promoção, mesmo havendo centenas de vagas no quadro, chegando a quase se estinguir os 3°s Sargentos (só Deus sabe os mitivos), e sem a oportunidade de fazer concursos internos. Quando enfim me tornei "antigo" muda-se a lei novamente e abre concurso interno para todos os Policiais Militares sem distinção. É Praticamente impossivel conocorrer com quem está saindo das academias e com 20 anos de idade.
Acreditamos em seu governo e no senso de justiça de Vossa Excelência. Sou PM com muito orgulho e a atividade Policial militar é essencial para a sociedade, sendo ela preventiva ou mesmo repressiva. O trabalho enobrece o homem, mas com uma remuneração digna e com a familia satisfeita, sem passar necessidades.

Que Deus Abençôes Rondônia.

Thiago disse...

Boa tarde Dr Confucio, sou policial militar o 7° BPM - Ariquemes,RO. Gostaria de compartilhar uma idéia e saber qual a seu posicionamento. Atualmente o Governo do Estado implantou o sistema de terceirização da frota das viaturas policiais, reconhecer que houve melhoras, mas afirmo que não é uma boa saída para o Estado, pois os alugueis são muito caros e nós policiais estamos andando mais bonitos, mas não funciona como motivação para a tropa. Se o sr dar curso de mecânica para os policiais da garagem e pagar uma gratificação pelo desempenho do serviço, terá profissionais mais dispostos e economia no custo benefício final. Logicamente terá que ter apoio em peças e logística, e não deixar como obras eleitoreiras como do atual governo que insistia em dizer que comprou tudo com recursos próprios, mas que na verdade só comprava e não dava manutenção. Vi motos serem paradas e abandonadas por falta de bateria e isso não pode acontecer...O Sr está de parabéns pelas idéias publicadas em seu blog e gostaria de pedir só mais uma coisa, auxílio para quem deseja fazer uma faculdade, pois isto é muito importante na formação do profissional...