Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

SANEAMENTO AMBIENTAL

Não desperdiçar alimentos e incentivar a coleta seletiva

O resíduo sólido urbano brasileiro ainda possui concentração muito elevada de matéria orgânica (basicamente resíduos de alimentos) que chega 5 mil toneladas. Evitar o desperdício, além de apoiar as iniciativas de associações e cooperativas de coletores de recicláveis é contribuir para a difusão dos princípios do desenvolvimento sustentável

Em estudo realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER), no ano passado, foi constatado que a falta de saneamento ambiental (coleta de lixo, rede de esgotos, tratamento de efluentes) é a maior preocupação ambiental para os brasileiros que moram em cidades, com 18% das menções espontâneas na pesquisa.
A disposição inadequada do resíduo sólido urbano em "lixões" a céu aberto, sem qualquer tratamento, está contaminando os lençóis freáticos (água de subsolo) de várias regiões brasileiras. Essa situação é ainda pior se considerarmos que a água potável vai se tornar, em breve, um fator de grande competitividade entre as nações, pois está se transformando em um recurso cada vez mais escasso. Além disso, a decomposição do lixo, na ausência de oxigênio, resulta na emissão descontrolada do gás chamado metano, grande causador do efeito estufa - aumento da temperatura média do planeta: uma tonelada deste gás equivale à liberação de aproximadamente 20 toneladas de gás carbônico para a atmosfera.
O resíduo sólido urbano brasileiro ainda possui concentração muito elevada de matéria orgânica (basicamente resíduos de alimentos) que, de acordo com os últimos dados levantados na cidade de São Paulo, atinge cerca de 50% (cerca de 5 mil toneladas) em peso de todo o lixo coletado diariamente. Para se ter idéia dessa discrepância, basta dizer que a concentração de matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos de cidades dinamarquesas está em torno de 15%. As duas principais causas desse alto índice de resíduos orgânicos encontrados no lixo brasileiro são a falta de um sistema de distribuição, de comercialização e de embalagens eficientes para proteger os alimentos.
A coleta seletiva tem papel fundamental na adequada destinacão dos resíduos urbanos, na geração de empregos e de renda e no desenvolvimento de empresas recicladoras e a conseqüente diminuição da emissão de gases nos aterros. Como exemplo, cito as caixas de papelão, fabricadas a partir de celulose que, quando recicladas, geram riqueza e, se aterradas, produzem metano.
Nosso futuro está intimamente ligado à maneira como planejamos e executamos nosso presente e sua relação com o bem-estar do planeta é fundamental para a sobrevivência da própria espécie humana.

* Fernando Von Zuben - Diretor de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak

Um comentário:

Unknown disse...

Torço para acontecer iniciativas que apoiam a reciclagem de maneira mais holistica possível... Acho que este é um problema que é mais insidioso que qualquer outro desafio adiante... Espero que se criem condições para mobilização do governo e sociedade nesta questão. É preciso ver também a reciclagem na construção ja que o volume de lixo da construção chega a 60% do total do lixo em uma cidade. Fico na torcida, abraço caro governador Confúcio...