Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

QUAL É A CAUSA DE TANTA VIOLÊNCIA?


Infelizmente, o Brasil é um país violento. Talvez seja o grande campeão do mundo.Registramos 50 mil mortes provocadas ao ano, uma a cada dez minutos.  Rondônia segue esta regra geral. E se mata com causa ou sem causa. Creio que se mata até por prazer. Em todo lugar acontece o crime. Bem mais na periferia do que em bairros ricos.
A certeza da impunidade certamente favorece o crime. E a desigualdlalde social é a grande causa. Temos mais de 2 milhões de armas ilegais.


Estão vendo aí, a guerra civil que vivemos por aqui. Tudo parece tão silencioso. Os nossos números de homicícios são grandes. Nos enche de vergonha, bem maiores do que aqueles que ocoorrem nas guerras. Por aqui há uma guerra não declarada. A grande guerra de nós contra nós mesmos. E por aqui ninguém nem liga mais, parece que é até normal se morrer matado.



A banalização da violência estimulada pelo consumismo e o individualismo da sociedade atual. “A vida humana está perdendo o valor”. E a tendência é a situação se agravar. Gerações inteiras estão nascendo e crescendo em um meio no qual exterminar uma vida humana faz parte do jogo da sobrevivência. Para essas pessoas, não há pudor, medo ou culpa.
Por que a violência, o problema mais agudo do País, não recebe tratamento de choque? Porque a violência tornou-se banal. Matar, morrer, ser vítima de seqüestro, ganhar uma bala perdida é tão corriqueiro, que mais cedo ou mais tarde poderá atravessar o nosso trajeto.



Tudo isto é muito imoral e degradante. Que cada Governador faça a sua parte. Governo Federal não está nem aí. É a maior dificuldade do mundo se conseguir qualquer recurso em Brasília para se combater a violência no Estado. Então meu irmão, temos que criar por aqui mesmo o nosso laboratório de boa vontade e começar a agir.

Nenhum comentário: