Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

POLÍTICA ESTADUAL PARA OS IDOSOS (Parte I)


Aí no centro está Dona Maria Fernandes, a matriarca de uma das maiores famílias da cidade. Sempre fez caminhada, sozinha, enquanto fazia Cooper rezava o terço. Está com mais de oitenta anos, todo este pessoal aí descende dela. Uma filha e muitas netas. A promoção da saúde do idoso é indispensável, a prática de exercícios físicos acompanhados, o fortalecimento da massa muscular, enfim, a caminhada, a fisioterapia ajuda também na felicidade.


Eu na foto com mais um amigo, sob a sombra da árvore da Avenida Tabapuã está com sua família assistindo a cavalgada da APA. Tudo é festa. Falando em festa o idoso necessita sair de casa. Encontrar-se com outros da sua idade, fazer viagens de confraternizações, jantares, festas dançantes, eventos pela cidade. O idoso necessita de exercitar o corpo e a mente. Boa coisa é a computação para que ele possa forçar o cérebro para aprender alguma coisa e com isto esteja dentro do mundo da tecnologia moderna.



Você sabe como é que é, sou da idade da minha amiga, conheci-a muito no consultório e conversávamos demais. Tempo de consulta sem limite. Isto é bom. Dar ouvido ao idoso, deixá-la contar histórias, dizer dos seus relacionamentos, do seu passado e do presente. A conversa que mais merece atenção é sobre a aposentadoria. Isto é fundamental. Tem muita gente pobre e idosa que não consegue juntar documentos para se aposentar. Até mesmo aqueles que merecem o auxilio assistencial. Assim é a vida e em cada momento o ser humano tem o seu interesse.



É uma família que mora no Setor 3 de Ariquemes, sol quente, pegando fogo e eles nas sombras das árvores. Assim se vê a importância da boa arborização da cidade. Quatro idosos na foto, conheço a todos. É briga na certa se chamá-los de velhos. Porque aí todo mundo ainda pega duro no batente. A Júlia dá aula e cuida de programas educacionais na prefeitura. A importância da família para o idoso, filhos e netos por perto, esta mistura de gerações estabelece muito respeito e equilíbrio entre todos. Os avós passando a experiência e dando carinho acima da média para os netos e filhos. Tudo isto é emocionalmente maravilhoso para todos.


Nenhum comentário: