Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

DIVERSIDADE CULTURAL


Cultura não existe por si só. Nem tem uma definição exata do que seja e nem do que venha a ser. Pode ser toda forma de expressão humana, das mais variadas formas. Cada povo tem a sua cultura, que vem de longe, arrastando no tempo. Os índios tem a sua, os indianos as suas preferências e assim vai.

Cultura é tudo que vem de dentro, talvez como um talento próprio e intransferível, pode ser também ensinada, treinada, exercitada. A cultura e a língua de um povo são os seus maiores atributos, quem sabe a marca própria. A música, dança, literatura, artesanato, costumes, gastronomia, enfim, pode ser tudo aquilo capaz de encantar alguém ou de identificá-lo com sua própria existência.

Não dá para separar a cultura da educação. Embora, por aqui, no Brasil tudo é bem compartimentalizado. Cada coisa fica na sua gaveta própria. A cultura deve entrar na vida do aluno. Porque assim ele aprenderá feliz e comprometido.  Pior ainda é colocar a cultura como alguma coisa diferente para encher linguiça num extraturno de aulas.  Não cultura é a própria educação, não dá para separar.

Alguém terá de fazer isto. Mário de Andrade, grande escritor brasileiro deixou tudo escrito. Deixou a amor a brasilidade, às nossas tradições que são ricas, que deveriam ser privilegiadas ao invés de se ficar buscando culturas estrangeiras que nada tem a ver com o povo brasileiro.

Nenhum comentário: