Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

SOU PELO FIM DA REELEIÇÃO

Nos Estados Unidos o Presidente pode ser reeleito uma vez. Apenas uma. Depois que sai do mandato some de vez, vai cuidar de sua vida particular ou fazer algo que seja humanitário ou ligado às artes. Aqui no Brasil não acontece isto. A nossa democracia ainda é nova e frágil. Cheia do mandonismo e um ranço ainda persistente do coronelismo.

A melhor e mais saudável  prática seria a de um mandato apenas. O tempo ideal seria de cinco anos. A reeleição é uma prática injusta, ao menos aqui em nosso país, porque é desleal a concorrencia. Quem está no mandato sai com uma vantagem imensa, tem a sua disposição a máquina administrativa. Querendo ou não conta com um  exército a seu favor de secretários e cargos comissionados que desejam continuar mamando nas tetas do governo.

Disputei uma reeleição quando prefeito. E pude perceber que está errado. A disputa tem que ser em campo aberto com os candidatos em igualdade de condições. Aí sim o eleito ganhou por mérito de competência. Creio que deveremos evoluir e muito para que possamos subir alguns degraus de ética e bom comportamento  nesta escadaria que é a democracia.

Nenhum comentário: