Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA


O povo de Rondônia, principalmente de Porto Velho, Ariquemes e região, Ji-Paraná e Cacoal tem reclamado muito dos indices elevados de criminalidade. Começa com o pequeno furto até chegar ao crime bárbaro.
Vem aí, ainda este ano, um novo governador do Estado. E com certeza, este assunto será objeto de debate na campanha. E vejo que quase todos falam a mesma coisa. Mais viatura, mais gente, melhroes condições de trabalho, mais armamentos.
Será que é só isto?
Devido a complexidade do tema, também complexa é a solução estratégica para se enfrentar um tema tão nacionalmente enraizado.  No entanto,  creio no pacto estadual,  inicialmente entre os poderes - o MINISTÉRIO PÚBLICO, O PODER JUDICIÁRIO, O LEGISLATIVO E O PRÓPRIO GOVERNO.  Para um grande acordo estadual de procedimentos. Não dá para governo sozinho querer resolver a situação com mais estes procodimentos sempre repetidos e sem nenhum resultado efetivo.
É necessário enfrentar a criminalidade como um tema sistêmico, uma doença social e que assim deve ser tratada, com ciência, técnica e junção de esforços. E tudo comigo deve começar pelos procedimentos administrativos, um arranjo no que existe e está colocado na praça, com o pessoal e equipamentos de que dispomos. Melhorar a motivação do pessoal  da área, valorizar as experiências existentes no próprio Estado e agir. A palavra é ação.
Como agir?
O curto prazo - é policiamento perto de casa. Médio prazo será melhoria dos ambientes das Delegacias, mais instrumentos para busca de provas e instrução dos processos. Mais investigadores e Polícia Técnica.  e Por mim o médio e o longo prazos - a salvação das crianças numa boa escola, a paz na escola, a inclusão da juventude.

Nenhum comentário: