Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2010

TOTA - ESTOU AQUI DE REGRESSO


Há doze anos tive aqui. Beira do Rio Jaru. Comunidade Padre Adolpho Rholl. Vereador Erasmo Vizilato e Vicente Moura montados em burros. Eu a pé. Caminhada nunca me fez mal.  Atravessei o rio à vau. Água ao peito. Eles de estribos levantados e pés sobre as crinas dos animais. A comunidade de seringueiros ilhadas da civilização. A não ser por canoa subindo o Rio Jaru.  Chegamos, enfim, à casa do Seu Tota. Nao sei do nome de batismo, também, não faz nenhuma falta. Seu Manoel, o mais velho, curtia a solidão há 35 anos. Agora, aos 84 anos já não coordena o pensamento. Chora sem motivos. De vez em quando alinha-se à lógica. Ali bem conformado com o silêncio e o canto dos aves. O peixe farto. A roça de cacau. Uma moita de café. A sala da casa do Tota estava entulhada de sacarias de arroz em casca. Esperando por um dia subir o rio para vender. Não havia estrada. Nem se falava em escola. Nem luz elétrica. Voltei. A neném que estava ao colo agora está lá na cozinha ajudando a avó fazer o almoço. A estrada chega dentro de casa. A luz elétrica também. A casa é nova. Tem a suíte do casal. O rio está cheio. A água lambe a cerca. Veem-se os peixes darem pernadas na superfície. Tota parece que não mudou nada. A mulher com sorriso imenso. Casa cheia de netos. Os filhos todos por perto. Dividindo-se em afazes comuns. O quintal permanece inalterado. A roça de cacau ainda resiste a peste. O cafezal  ainda produz à forceps. E eu estou aqui, agora, doze anos mais velho. Emocionado com tudo. Era o eu queria. Como Deputado Federal levar vida digna para povos isolados. Aqui está o meu sentimento verdadeiro, do dever cumprido.E a emoção de abraçar estes bravissimos brasileiros.

Nenhum comentário: