Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Uma simples mulher e uma linda história de vida


Prestes a completar 65 anos de idade, com mais de 40 anos dedicados a prestar assistência a mulheres gestantes, sendo uma das mais competentes parteiras atuantes no início de Ariquemes, a hoje aposentada Valdira Mamede de Jesus, tem uma emocionante história de vida e de profissão. Ela lembra com nostalgia que ao meu lado (como médico pioneiro no município), ajudou a trazer ao mundo muitas crianças.
Na época que D. Valdira chegou a Ariquemes, eu como médico militante, cuidava praticamente sozinho de uma população que sofria com uma grande epidemia de malária, por isso a maioria das gestações tornavam-se de risco.
Com apenas 17 anos Valdira fez o seu primeiro parto, na cidade de El Dourado (MT) e se orgulha em dizer que aprendeu pela prática. Anos depois, já morando em Ariquemes, teve a oportunidade de fazer um curso de parto com mais 12 colegas de profissão, sendo a única que conseguiu receber o certificado no final da jornada.
Outro motivo de orgulho da aposentada, vem de nunca ter passado pela angústia de perder uma mãe ou mesmo um bebê durante o nascimento. Realizava os partos simples sozinha, e quando a situação pedia mais experiência, seguia com a paciente até o posto médico, onde eu atendia a comunidade.
Ligia é o nome da menina, que hoje deve ter mais de 34 anos, nascida na primeira cesariana que fiz com o auxilio de D. Valdira. Lembro bem da história, foi um parto muito difícil, mas conseguimos. Nasceu uma menina linda e saudável.
As experiências e as limitações materiais da época nos uniram (médico e parteira) numa amizade que atravessa os anos e que dura até hoje.

Nenhum comentário: