Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SAÚDE - O PRIMEIRO EITO

Um estirão de cada vez. Primeira semana é a corrida para nomeações de novos secetários, diretores e gerentes. Além  dos cargos em nível local - nos municípios. E que são muitos cargos e importantes. De agora em diante, poeira abaixada é começar efetivamente a trabalhar. Porque Estado não para.

Peguei a saúde como o primeiro eito. Devido a sua complexidade ataquei o que me escandaliza. No entanto, o João Paulo não é a causa da precariedade da saúde em Rondônia, ele é o efeito de toda falta de organização dos serviços, em todos os níveis. Da base da atenção até a sua complexidade.

Tenho percebido que a maioria dos serviços: radiologia, laboratório, limpeza, vigilancia, informática, ar condicionado, alimentação, enfim, quase tudo está terceirizado. Não posso desmontar tudo como quero, mas, sim como se pode. No entanto, o Estado deve voltar a ser efetivamente Estado, pelo menos como elemento regulador  e ter os seus serviços realizados por si mesmo.

Por que não o laboratório ser do Estado? A radiologia também?  por aí vai. Todos viram o resultado da globalização da economia com a imensa crise mundial, quem segurou a barra  foram os ESTADOS NACIONAIS que tiraram dinheiro de suas reservas para não deixar bancos e empresas quebrarem.

Assim deve ser Rondônia  com a sua função intransferível de se manter um Estado previsivel e equilibrado.

18 comentários:

rubi disse...

Uma parceria com o nosso futuro Hospital Universitario seria bastante interessante.

Anônimo disse...

Sr. Governador bom dia. A questão da saude foi parar no Jornal Nacional, que mandou uma equipe de reportagem para cá, e assim mais uma vez Rondonia apareceu na midia nacional de forma negativa, mas com um diferencial de que providencias serão tomadas. Esperemos que funcione mesmo. O senhor tem sido muito criticado por se comunicar apenas através do blog, há um distanciamento da imprensa, e tem outra coisa que é necessario perceber, nem toda população tem computador e acesso a Internet e nesse caso essa população fica sem saber sobre os atos do governo. Pense nisso. boa sorte

Unknown disse...

È isso mesmo Governador, o Estado tem que ter suas responsabilidades, tantas empresas é so pra dar mais gatos pro nosso Estado, o senhor tem todo apoio do nosso estado, porque esta procupado em melhorar o governo de Rondonia.

Anônimo disse...

Sr. Confúcio
Tenho lido diariamente o seu blog e confesso tenho ficado entusianado com a maneira de que o senhor tem abordados certos tempos e da maneira serena e positiva que tem abordado os problemas do Estado de Rondônia. Fico mais entusiasmado quando vejo abordar as questões gerencias, os princípios básicos da gestão (planejar, controlar, organizar e gerenciar), mas fico às vezes preocupado entre as oscilações de pensamento, assim como o senhor julgo que não existem diferenças gerencias entre uma empresa privada e uma empresa (órgão) publico. Julgo por exemplo que a questão da saúde não esta na terceirização de serviços, mas sim na gestão dos recursos, no gerenciamento dos estoques de medicamentos, na gestão das pessoas, pois não há um modelo gerencial definido e cada um faz as coisas como quer e não tem que presta contas, não são comprometidos com os resultados, ou melhor, nunca foram orientados e ou preparados para ser eficiente e eficaz, simplesmente são aprovados em concursos e alocados em seus postos de trabalho. Sr. Confúcio poderíamos descrever inúmeras situações, mas julgo que muitos dos problemas do alto custo do Estado e de sua ineficiência esta relacionado com as questões gerenciais, pena que isto não se resolve com um passe de mágica, ou tão pouco somente com sua vontade, precisamos auxiliares também com este conhecimento e desejo, pois “qualidade é uma questão de educação” . Mas assim como o senhor que nada é maior que nossos sonhos e desejos, por isso desejo sucesso nesta jornada

adm.aroldo@uol.com.br

Anônimo disse...

Bom dia Governador Confucio Moura,
PARABENS pela atitude tomada diante da saude do nosso estado, eu ja fui as urnas durante toda a minha vida 5 vezes, mas e a primeira vez que tenho a sensecao de que o meu papel como eleitor foi respeitado atravez do meu voto. Estou feliz em saber que o Governador do estado de Rondonia esta trabalhando pra salvar vidas.

Anônimo disse...

Sr.governador,parabens pela vitoria espero de verdade q faça tudo o que disse no seu discursos, estou torcendo para mais uma vitoria agora na sua administração.

Maria Inês disse...

Caríssimo Governador, é preciso acreditar que é possível um serviço público sempre melhor, porque é possível.
Como ex prefeitos sabemos da complexidade da administração pública, mas sabemos que essa Missão precisa ser cumprida com otimismo e com coragem.
Saúde, sim Saúde... vejo que desejas que o Estado assuma de forma direta algumas ações, acredito nisso. A questão dos medicamentos pode ser uma ação direta. Implantamos uma Farmácia de Manipulação ( Farmácia Cidadã)onde a cada um real investido havia uma economia de setenta centavos, com o Estado atuando isso pode ser uma ação extraordinária... apenas uma contribuição.
Sucesso para o bem da população de nosso querido Estado. Abs.

Anônimo disse...

DEUS TE AMPARA
Alguém te apontou os defeitos, desconhecendo-te as qualidades.
Outros te censuraram, asperamente, por esse ou aquele motvo.
No entanto, nao te detenhas.
Recorda que por piores sejam as críticas dstrutivas que te envolvam, Deus nao te apagou a chama da fé e nem te retirou a oportunidade de continuar trabalhando...UM grande abraço bem forte meu querido Governador...Elisangela Lima, guajara-mirim.

Wanderley Silva Trentin disse...

Parabéns, Senhor Governador, Rondonia MERECE!!!

Merece ação, objetividade e, principalmente, DETERMINAÇÃO.

Somente entra para a história, de forma positiva, os que pensam e agem a favor da coletividade.

Sem fazer trocadilho, Senhor Governador / Escritor, SAÚDE!!!

Anônimo disse...

Desde que cheguei em Rondonia em 1989, à 21 anos atrás, a situação da saúde nos hospitais João Paulo e Base sempre foi a mesma: pacientes pelo chão, falta de medicamento e respeito pelo cidadão, super lotação, inoperância gerencial, etc. Parabéns Confúcio pela iniciativa e decretar estado de calamidade pública. Neste estado de calamidade já estamos ha algumas décadas. Os outros sempre quizeram maquear as coisas e fingir que estava tudo bem. É hora de enfrentar a verdade, e também é verdade que a educação e outros setores vitais da gestão pública não estão nada diferentes da saúde do João Paulo e hos. de Base. Estamos juntos e certo que seremos vencedores.

Unknown disse...

Bom Dia Sr. Governador
Eita o 1º eito já tá na aguia? num deixe essa aguia cair no paieiro, rsrs. Brincadeirinha.
Os pacientes já começam a respirar um ar de esperança. Eu ouvi um comentário dentro de um coletivo que emocionou-me bastante. Que lá no João Paulo II, teve paciente que chorou com as boas notícias para a saúde. Parabéns!

Calinho Queluz disse...

Bom dia Sr. Confúcio, Sou de Santa Catarina e estou passando para dar os parabéns pela sua transparência em seu blog e em outras redes sociais, gostaria que aqui nosso governador fizesse o mesmo!!!

Parabéns!

Calinho Queluz

Maria disse...

Na gestão anterior o governo abocanhou uma nota preta de contrapartid das usinas para a saude de Rondonia. Seria bom verificar a prestação de contas desse dinheiro.Um certo colunista taxou as medidas tomadas para a situação do JP II como populista, seria bom que ele precisasse ficar internado no JP II, ou algum parente dele, ai queria ver se o sr. Alan alex, diria que as medidas tomadas são poplistas.O senhor está certo, com populismo ou sem, o que importa é tomar providencias.

Anônimo disse...

Sr Governador.
Parabéns pela atitude da saúde...
e a educação? e as obras de algumas escolas que estão mais lenta que uma tartaruga, como é o caso da Escola Herbert de Alencar no bairro Nova Porto Velho, seria bom uma visita do senhor ou do secretário, para ver se adianta um pouco, pois as aulas irão começar dia 07 de fevereiro e não seria bom as crianças e os professores voltarem as aulas e a escola naquela situação como ela está, ou até atrasar o início das aulas por isso, pois é uma escola de 1º ao 5º ano tem que haver segurança... não é justo Governador... mas uma sugestão que os secretários também pudessem ver nossas sugestões, reclamações e elogios, o senhor concorda? Obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

A REDE GLOBO ONTEM FOI A VOZ DO POVO DE RONDÔNIA, PEDINDO SOCORRO!!! PARABÉNS GOVERNADOR PELA INICIATIVA E PELO DIÁLOGO VIRTUAL DIÁRIO QUE TEMOS CONTIGO, ESSE BLOG É UMA INSPIRAÇÃO.........
OUTROS ASSUNTOS: QUAL FOI O CRITÉRIO PARA A SELEÇÃO DA EQUIPE QUE ESTÁ ASSUMINDO O HOSPITAL REGIONAL DE BURITIS, SERÁ QUE AQUELE PESSOAL FOI CONFÚCIO MESMO, TENHO GRANDES DÚVIDAS!
E O HOSPITAL DE CACOAL, TEM MUITOS FUNCIONÁRIOS QUERENDO TRANSFERÊNCIAS PARA OUTROS ÓRGÃOS DO ESTADO, SERÁ POSSÍVEL NO ESTADO PROBATÓRIO?
E O HOSPITAL ESTADUAL DE ARIQUEMES É SONHO OU UMA REALIDADE BEM PRÓXIMA???????? ABRAÇOS

fernanda rg gregol disse...

acompanhei com satisfação seu desempenho eleitoral e fiquei feliz que o meu querido estado de rondônia reconheceu no senhor a possibilidade de mudanças essenciais onde seu perfil de competencia e honestidade é absolutamente necessário.Trabalhei com o senhor quando secretário de saúde e sei que prioridade na saúde não é apenas pauta eleitoral.Corajosa e necessária sua atitude de levar para mídia nacional a situação da saude no estado.Espero que receba o apoio que merece,que o Sistema Unico de Saúde saia do texto constitucional e a almejada "equidade"torne-se realidade também em Rondônia.

Anônimo disse...

Pois é onde foram parar os mais de 600 milhões investidos na saúde nos ultimos 2 anos pelo governo federal senhor Ivo Cassol?Ouro Preto Do Oeste

modro disse...

nao da pra entender tanto tempo de tercerizacao de servicos de radiologia pelo Estado.Concordo com o Sr.