Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA



Ciência e tecnologia devem começar pela escola. Pelo ABC. Pelos laboratórios de inovações, de ciências naturais, física e química. Os laboratórios vocacionais nas escolas em todos os níveis.

Da escola sai pra rua. Para as empresas, para os institutos de pesquisas. Não me canso de dizer – o segredo está na escola boa.

Recebi com entusiasmo as presenças de dois cientistas da área da saúde. Dr. Mauro Tada e Rodrigo Estabeles (médico pesquisador da Fiocruz). Presentes no mesmo ambiente o Secretário de Saúde Dr. Alexandre Muller e Luciano Zago.

Com a decretação de situação de emergência na saúde, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Rio de Janeiro sensibilizou-se e enviou o seu representante em Rondônia Dr. Rodrigo para oferecer apoio em vários setores da saúde – neonatologia, cirurgias pediátricas, organização de serviços laboratoriais, treinamento de rotinas e protocolos e gestão de farmácia e normas.

Do outro lado, no entorno do Cemetron serão construídos vários prédios que servirão de bases ambulatoriais, serviços complexos de diagnósticos de febres desconhecidas, administração e escola de saúde.  Tudo com recurso já garantido e projeto de arquitetura de autoria de Oscar Niemayer. Isto tudo graças ao prestígio do Dr. Luiz Hildebrando, pesquisador emérito brasileiro e que reside em Rondônia.

As bases da pesquisa no Estado estão lançadas. Com a criação da futura Fundação Estadual de Apoio à Pesquisa. Porque não há possibilidade nenhuma de prosperidade duradoura sem educação, ciência e tecnologia. 

5 comentários:

Unknown disse...

Fantástico!
“Uma democracia não deve apenas funcionar, mas sobretudo trabalhar o seu conceito, e para isso exige pessoas EMANCIPADAS. Só é possível imaginar a verdadeira democracia como uma sociedade de emancipados.(...) A única concretização efetiva da emancipação consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nesta direção orientem toda a sua energia para que a educação seja uma educação para a contestação e para a resistência.” (Adorno, 1995)

"É viável, mesmo numa sociedade capitalista, uma educação que não seja, necessariamente, reprodutora da situação vigente, e sim adequada aos interesses da maioria, aos interesses daquele grande contingente da sociedade brasileira, explorado pela classe dominante”. Demerval Saviani, in concept Gramsci e Marx.

Unknown disse...

Acho muito boa a iniciativa de colaboração e parcerias ainda mais com um instuto de ponta que é a Fiocruz.
Mas receio que o problema recorrente da saúde pública é de administração. Para mudar este quadro de fato é preciso investir em gestão da informação, reestruturação e treinamento paralelamente com avaliação de desempenho (BSC de preferência), investir no quadro de profissionais da segurança do trabalho para criar condições adequadas para os profissionais da saúde, e é preciso seguir as normas do sus, as instituições tem que atuarem para minimizar desvios de diversas naturezas... Para fazer acontecer este planejamento estratégico de fato é preciso termos gestores e planejadores com a formação em Gestão de Projetos, valorizando os que tem certificação PMI.
Atenciosamente,
R. Luciano Cubas

Unknown disse...

Obrigado povo de Rondônia !! Por causa de vocês,temos hoje um governador visionário e de bons amigos,que juntos irão fazer o melhor e mais bonito Estado da Regiao Norte.Sou Rondoniense e tenho orgulho da minha terra. Assim será o grito do rondoniense,rondoiniano ou sei lá..quando estiver viajando de férias,ou a negócio,quando lhe perguntarem hei, de onde tú és.

Silvia Feliciano disse...

É excelente! Finalmente uma Fundação de Apoio a Pesquisa no Estado.
Aproveito para parabenizar a iniciativa e desejar votos, sinceros votos, de sucesso ao governo de Confúcio Moura.

Marlene disse...

Louvável sua opção em apoiar a pesquisa no nosso estado.Temos cientista de gabarito no estado.Lovável também é perceber que a base de tudo está na educação.Como pessoa responsável pela EEEFM. jardim das Pedras em Ariquemes,estou bastante preocupada,pois passamos por reforma e ampliação da escola que será toda climatizada. a preocupação é quanto a climatização,carteiras e lousas para as salas novas,em tempo hábil para o inicio do ano letivo.Apesar das incertezas,estou a frente da escola,cuidando e preparando tudo para o inicio do ano letivo.
Marlene-Ariquemes-RO