Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

AS FERRAMENTAS PARA MODERNIZAR O ESTADO

Quando era menino, cafundó do mundo, eu adorava tomar água na casa da Tia Luizinha. Água no pote, copo de alumínio bem areado. De tão limpo o copo até servia de espelho.

Não era o que via em muitas outras casas.

Então, este negócio de modernização do Estado, depende muito mais de capricho do que de consultoria. Arrumar a sala e a mesa de trabalho não é tão difícil. Deixar a mesa limpa e sem papelada desarrumada, da mesma forma. Cuidar do material de limpeza, como se cuida da dispensa da sua casa. Igualmente fácil. Sabão e papel higiênico em cada banheiro também. Controlar estoque de combustível na repartição, igualzinho o que se faz com o seu carro. Se tiver dúvida procure uma garagem privada e veja como funciona.

Cuidar de prego, parafuso, remédio, peças, pneus – vá um ferreiro e veja como funciona e se alguém furta alguma coisa. Pode até fazer, mas, terá dificuldade. E um supermercado – todo mundo entra, porta aberta, mexe e remexe entre prateleiras, pega e olha, devolve e depois leva. E tente sair com alguma coisa sem pagar? Com certeza, passará a maior vergonha vida, quando chegar lá fora.

É isto que se deve fazer do mesmo jeito com os bens públicos. E se ainda não conseguir fazer como faz em sua casa ou na sua loja, vá ao SEBRAE e contrate um curso básico chamado “5 S” que já é de bom começo. Tem muitos outros que chegarão depois que você arrumar o seu terreiro.

Minha avó sempre me falou – você conhece a dona da casa pelo banheiro ou pela cozinha.

19 comentários:

Hermerson Alvarenga disse...

Sem dúvida, a arrumação é uma arma para manter tudo em ordem, o capricho também é anterior a ele, porém consultoria é de extrema importância, principalmente no que tange a formulação de novas medidas para conseguir a tão sonhada modernização, sempre é bom especialistas de cada área no seu devido lugar!

Conhecer as ferramentas é extremamente necessário, mas se faz necessário também saber como manejá-las, afinal ter ferramentas somente para manter tudo como esta, é como não as ter, afinal, a mesmice só leva a mesmice.

Da Fronteira disse...

O problema não são as ferramentas. Estas, a cada dia surgem mais e mais novidades tecnológicas. O gargalo em questão são os operadores das ferramentas. Como convencer um "cavalo" velho a trabalhar diferente do que sempre trabalhou e nunca ninguém reclamou? Como mobilizar o servidor público a se Comprometer com a qualidade na prestação de serviços públicos?? Esta é um de seus desafios, Excelência. Boa sorte.

costa marques disse...

bom dia, caro governador...sucesso..

Roberto P. Pedroso disse...

Tomei conhecimento do seu blog por uma reportagem do Jornal do Estado de São Paulo,gostaria de parabeliza-lo pela iniciativa. Acredito que deve encontrar meios de comunicação direta com as pessoas mais carentes, pois somente através da educação construiremos um grande Brasil, vibrações positivas para que o senhor consiga manter seu Estado areado e livre da corrupção e desmandos presentes na política de nosso país.
Forte Abraço,
Roberto - São Paulo SP

Anônimo disse...

Interessantes Excelentíssimo Gov vosso comentário. mas e a casa que não tem como ficar limpa? É o caso da 1ªDP de Porto Velho, é uma vergonha, funciona em uma casa, totalmente desestruturada, velha, caindo aos pedaços, cheio de goteiras, mosquitos e outras endemias. É impossível manter o ambiente no mínimo amigável. Pelo que eu sei tal lugar esta provisoriamente, mas esse provisório já se vai pra mais de nove anos. A vontade do servidor é grande, mas o local não deixa. Ajude-nos a lhe ajudar!

angelvida.e disse...

Isso mesmo meu querido governador, o que eu aprendi com os antigo ate hoje levo comigo.minha familia ate hoje faz assim...para mim a limpeza, a organizaçao...sao metas fundamentais na vida de qualquer ser humano...e nenhe sempre sao assim.
Elisangela guajara-mirim.

Arlete disse...

Querido Governador vc vai fazer uma nova Rondônia, assim como o Acre excravizado por mai de 40 anos,em 8 anos o Tião Viana transfomou em um novo Estado,temos orgulho de ser acreano e convidar,para conhecer o Acre, sei que vai fazer ainda melhor.

solar disse...

As ferramentas para modernizar o Estado são realmente necessárias, do que adianta limpar a casa sem planos para melhorar os problemas, sem metas a alcançar... O povo está desacreditado com tanta conversa fiada, com tantas palavras ao vento,com tantas promessas e o milagre que é bom nunca acontece.
É verdade! se conhece a casa pela a sua limpeza, mas isso depende do proprietário se é uma pessoa de alma limpa, digna, de príncipios... Com certeza alcançará seus objetivos se não, é só mais um que passou e deixou tudo como está ou piorou a situação e se fez invisível aos problemas do povo.
Acredite e faça o melhor para o povo e para a cidade e os dois reconhecerá o seu valor.

Anônimo disse...

Messias Pereira
Cacoal
Parabéns governador por essa linha direta com o cidadão rondoniense. Essa relação é importante, faz bem aos governados, dá a sensação de proximidade. Mas é importante que ela seja utilizada também para antecipar, sem meios termos, qualquer indicio de irregularidade que possa vir a ocorrer no governo. Assim, vamos saber avaliar o que é dito fora (outros veículos) e o que é contra argumentado pelo governo, sem intermediário, ou seja, escrito pelo seu próprio punho.

Anônimo disse...

Oi acabei de ver sua entrevista na tv, o senhor esteve no judiciario hoje...parabens pessoa integra, humano, e de carater e bem vindo e aceito nas autoridades judiciaria e isso nao e meritos para todos...parabens governador...elisangela lima guajara-mirim.

Professora Marcia Gertrude disse...

Parabéns ex. governador!! fico muito feliz em ler suas postagens em seu blog,são materias muito boas,e acredito que irá conseguir fazer tudo o que deseja com a ajuda de Deus,sua parte ja esta fazendo,buscando ajuda. Ir a Brasilia ja ta surtindo efeito hoje ja apareceu materia no JN da Globo e amanhã novamente,alguém esta mostrando vontade de arrumar e ajudar.....Não foi atoa que depositei todas minhas esperanças no senhor...que Deus o abençõe sempre e ilumine seu compromisso com nosso estado.

Rafael Reis disse...

Confucio....
Parabéns por dividir conosco suas idéias atraves desse blog. Fico supreso ver um chefe de Estado tão perto do povo.
Obrigado
Rafael Reis
Vilhena

Anônimo disse...

Governador, o senhor vai chamar os restantes dos técnicos de enfermagem do concurso de 2009? Estamos esperando e muito obrigada pela sua atenção.

REGINALDO GADELHA disse...

Todos os serviços são baseados em um ou inumeros processos, que necessitam de Recursos Humanos capacitados e ferramentas agéis e objetivas, afinal não se pode perder tempo. Capacitar os servidores públicos, integrar as secretárias e implantar a tecnologia da informação de forma integrada, será o caminho da eficiência.

alan jonas rezende disse...

Dr. Confúcio;

Os servidores públicos são empregados do povo e deve cuidar dos bens do estado como se fossem eles os proprietários, lavar carro, usar só no horário de serviço, dirigir de forma defensiva, é uma obrigação, pois aqui em Ji Paraná existe um depósito de carro velhos ou seja um cemitério, veículos batido, se apodrecendo na secretaria regional que fica no 2º distrito mais parece um ferro velho.

Torço para que o Sr. consiga mudar o perfil destes cupins de ferro, pois são a minoria que entristece o serviço público do nosso estado.

Sds.

Alan Jonas Rezende
JI PARANÁ

Anônimo disse...

Governador, você está no caminho certo, o funcionário público precisa valorizar mais seu local de trabalho e diminuir os gasto, com isso o estado irá diminuir os gasto e crecer com certeza.
E preciso dar um choque no povo.

Pedro Sosal agropecuaria disse...

E isso ai Governador,parabéns pela iniciativa de arrumar a casa, e valorizar os bens públicos.
Pedro Soares - Sosal Agropecuária

Anônimo disse...

Governador,

O Sr ja notou que todo dia tem uma pessoa que diz que seu testo foi ruim.

Acho que ele é da turma do "outro", né?

Abraços. Vai em frente.

Anônimo disse...

COM TODO RESPEITO AO SR. CONFUÇIO . O SEBRAE EM RONDONIA É UMA EMPRESA DO SR. PEDRO TEXEIRA NAO SERVE A MAIS NIQUEM A SER A SUA FAMÍLIA E SEUS CAPAÇHO.NÃO SE ULUDA COM ESTE POVO PARA NAO TER UMA DECPIÇÃO MAIOR.