Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

O SEGREDO DA EDUCAÇÃO

Como começar um governo que deseja melhorar a qualidade da educação?

Não há segredo nenhum - comece pelo professor. E pronto. Só e somente só, através do professor é que se pode melhorar a educação. Depois dele, vem o resto.

E este resto é também muito - o foco no aluno, as metas, o desempenho e as avaliações.  O papel aceita tudo. O pensamento vai saindo da cabeça, movem os dedos, o computador executa e registra na tela o que se idealiza, mas, o caminho é longo e necessita de criar os processos, as interligações, as conexões, os meios, caminhos para que o Estado possa agir.

Porque o Estado é lerdo. De certa forma preguiçoso, indiferente, insensível, impessoal. Em resumo - devem ser criadas regras. Porque um Estado sem regras ele não existe. Sem regras claras o que se tem é o caos. Cada um seguindo a sua própria regra, com o tempo ela passa a parecer verdadeira e como são muitas, nada funciona.

O céu é o Estado da ordem.

Para melhorar a educação - vamos colocar no epicentro de tudo, o grande agente da transformação, o professor e todo o seu sistema planetário de apoio. Não dá para num singelo "post" de idéias, dissecar tudo que se pode fazer pelo professor, que é muito, tudo enfim para que este soldado dentro do exército possa lutar e vencer neste país o grande inimigo - a ignorância.

13 comentários:

Vicente E. R. Marçal disse...

Meu caro governador,

Vale lembrar que pensar o professor não é só no reconhecimento por meio de bons salários, isso, com toda a certeza faz parte do processo.

Mas, além de melhores salários, há a necessidade de se pensar a qualidade das condições de trabalho, para que o professor tenha condições de desempenhar com satisfação suas funções.

Nisso, vale lembrar que salas de aulas abarrotadas de estudantes (45 a 50 alunos por sala) é um fator extremamente preocupante no que diz respeito às condições dignas tanto do trabalho do professor como do desempenho dos estudantes enquanto sujeitos de seu próprio conhecimento.

Assim, nem só de bons salários vivem os trabalhadores, os professores em específico, mas de bons salários e boas condições de desempenhar suas funções.

Abraços

rozeira_35@hotmail.com disse...

Será que o Senhor vai cumprir a Lei das 26 aulas? Se cumprir onde vai encontrar professores para assumirem o restante? tem escola em que uma veterinária ministra aulas de Física e Quimica. E agora José?
Jucelia/Vilhena

Clóvis Valadares Junior disse...

Governador, coloque uma guarita policial em cada escola. Não existe melhor lugar para ter polícia do que do lado das crianças e dos estudantes e professores. Garanta a segurança das escolas.

Outra coisa: é barato, coloque câmeras de vigilância em todo prédio público, especialmente nas escolas. A segurança do estado, especialmente da capital, terá uma mudança significativamente positiva se isso acontecer.

josivando melo disse...

Sou PMDBista a mais de 20 anos o saudoso Ronaldo Aragão nos fez ficar aqui e me tornar um rondoniense apaixonado por esta terra, sou policial civil, e, não me conformo em ver colegas policiais, professores, enfermeiros, etc. Exercendo funções de Agentes Administrativos, ou seja, em vez de estar na área a que prestou concurso estaõ desviado de suas funções, com isto que pagamcaro é o estado e toda a sociedade. já está mais do que na hora de se realizar concurso para o setor administrativo, pois a miutos anos isto não vem acontecendo.

Boa sorte meu governador, honestidade e competencia sei que o senhor tem, vai precisar de muita sorte na escolha dos seus assessores.

Josivando Melo

bilalena disse...

Caro Governador,

Acredito nas suas palavras,pois conhecí em 2006 o seu trabalho na administração de Ariquemes,através de uma pesquisa que fiz para um orgão federal de pesquisa.Naquela época fiquei "encantada" com o trabalho realizado pela secretaria de assistência social.Hoje, sou funcionária estadual,da gloriosa Polícia Militar e peço,pois sei que o senhor valoriza a educação,o conhecimento,determine que seus funcionários que queiram se qualificar com um ensino superior possam estudar,sem prejuizo ao trabalho.Pense nisso.

Abraços.

ps.:O senhor ler estes comentários?

Canutinho disse...

Quero Lembrar nobre futuro governador, que a educação começar na secretaria da escola, portanto deve olhar também os servidores que são os primeiros a receber os alunos na escola e cuidam de toda a documentação, além da classe mas humildes que são limpeza e merendeiras, pois sempre lembram somente de professores como fosse a unica classe de servidor na educação e acabam dando aumento ou gratificação somente a eles...
Quanto for projetar aumento, lembre todos são eleitores também...te garanto que da proxima vez o Cahula e Cassol irá lembrar...
Boa Sorte e Feliz Natal e Prospero Ano Novo.

Canutinho

saladavisual disse...

A escola é formadora de novas idéias. As feiras de ciência deixariam o formado quadrado e poderiam abrir espaço para tecnologia social e arranjos produtivos locais que tem função junto a determinada comunidade. Agiria na fixação desses modelos alternativos ao atual modo de produção e solução.
Os premiados de cada escola exibiriam em um encontro estadual.

A Semana do Empreendedor, aplicada em todas as escolas, também mudaria seu perfil e trabalharia também a economia solidária, cooperativismo e associativismo. O SEBRAE tem criado material didático nesse sentido, abrindo os olhos para o inovador.

O mais sonhador de tudo: uma sala para cada tipo de aula. O aluno mudaria de sala, para um ambiente preparado para sua matéria. Geografia em uma sala coberta de mapas e fotos de tipos humanos, História com vários cartazes com cenas históricas e filmes que falam de diverso períodos, Biologia e Química só no laboratório. Fazer da escola um lugar de busca, trazer o interesse da criança e do adolescente pra dentro da escola. Que o mundo informata esteja lá, direcionado ao conhecimento.

Vejo uma geração que nunca leu um clássico e sem acesso ao conhecimento. Bibliotecas com Harry Potter e Percy Jackson's da vida. Que pelo menos eles começem a ler livros de 300 páginas, por mais rasos e pueris possam ser. Mesmo vivendo em um mundo digital. Sem leitura o passo adiante fica mais difícil.

INTEGRAR É EDUCAR disse...

Sou educador e essa fala muito me agrada desde que vá da teria a prática. O governo Cassol aniquilou-nos profissionalmente. Surge a necessidade de compromisso maior conosco e não somente professores e toda uma rede de profissionais da educação. Acredito que merecemos ser valorizados. Parabéns e que seu governo seja iluminado

Anônimo disse...

Sr. Confúcio, é bom saber que você pensa dessa forma. A educação é essencial na vida do ser humano e sem ela poucas são as chances para crescer. Investir na educação nada mais é do que obrigação dos que são eleitos. Faça um bom trabalho e as urnas responderão nas próximas eleições.

Anônimo disse...

Meu querido Governador! antes de tudo meus P A R A B É N S!!! Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações em todas as áreas, porque todas pedem urgência. Mas na educação vamos diminuir o numero de alunos em sala, hoje é dificil o professor ter dominio e o aluno ter aprendizagem, com essa cultura da indisciplina, violência,falta de limites e compromisso familiar, tá complicado. Com isso quem perde são os alunos, que se tornam presas fáceis à criminalidade, cada dia mais assustadora. Se a educação vai bem, saúde esegurança pública também. Pense Nisso. Um grande Abraço. Maria guilherme Correia - Professora Municipal.

Márcio da Costa Murata disse...

Sr. Governador

A Situação da Educação aqui no meu Município (Campo Novo de Rondônia), também não é diferente dos outros, nossas escolas municipais estão todas lotadas principalmente as da Zona rural, tudo isso porque o Governo Estadual nunca investiu na zona rural dos municípios, deixando somente para as prefeituras bancar sozinha o ensino Fundamental final e alguns até o nível médio.

Por favor olhe pra esse povo tão sofrido e esquecido.

Marcio Murata

Jacqueline disse...

Gostaria de saber quando serão contratados os aprovados no concurso da Seduc - Administrativo, o resultado final foi homologado em junho e até agora nada...

lenice correia aragão disse...

o professor não é só professor...ele é psicólogo, ele é pai, ele é mãe...ele além de ensinar o que a didática manda, ensina sobre a vida, mostra bons caminhos, abre as portas...horizontes, nos faz querer crescer, ser algo na vida.se com a essas escolas eles são tudo isso, imagine com um pouco mais.