Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CULTURA EM RONDÔNIA

Todo povo ou civilização tem a sua cultura e basta ela para se justificar através dos tempos. Ela pode se apresentar nas suas mais diversas e ricas formas de expressões artísticas. Dias atrás minha filha esteve na cidade do México e chegou impressionada pela riqueza de informações históricas que pode ver em seus vários museus esparramados pela cidade inteira.

Nem falo a Itália, o Egito, a cultura negra que se difundiu no mundo inteiro, tendo como base os países africanos. A arte expressa nas igrejas e catedrais mundo afora. A música, a dança, a religiosidade, as crenças, a poesia, a literatura variada, a arquitetura, a pintura. Não há riqueza e nem pobreza na arte, há simplesmente cultura nas suas formas mais puras e singelas, todas são igualmente importantes.

Na campanha eleitoral me reuni várias vezes com promotores culturais da cidade de Porto Velho, Guajará-Mirim e breves conversas em outras cidades do interior do Estado. Fiquei impressionado com o nível do pessoal que tem feito o seu trabalho e arte com imensa e particular criatividade. Cada um no seu canto, dando o seu jeito, sem participações do governo e escassa presença da iniciativa privada. Anotei tudo. E chegou a hora, neste governo, que brevemente se iniciará de irmos abrindo as portas do Estado para deixar fluir toda a criatividade deste Estado. E o que sei, há uma energia potencial, tal qual as águas do Rio Madeira, que ninguém sabia que tinha nelas tanta energia acumulada. E agora com as usinas a energia caminhará pelos fios para todo o Brasil. Da mesma forma vamos deixar fluir a energia dos artistas rondonienses com leis especiais e incentivos claros e antes de tudo com vontade política de contribuir para o setor. Porque a arte gera dinheiro, emprego e oportunidades para muita gente.

5 comentários:

MARIA DOS ANJOS disse...

Traga com esse avivamento da cultura rondoniense e seus povos tradicionais para o conesul do estado todo seu discernimento em tratar de assuntos tão importantes. A região ribeirinha do Vale do Guaporé "PIMENTEIRAS DO OESTE" precisa de oportunidades e de nosso governador.
Seja feliz em seu governo.
Que Deus ilumine-o sempre.

Unknown disse...

Exmo Senhor Governador,
Vejo com muito bons olhos suas posições tomadas até agora. Fico muito impressionado com sua praticidade de passar as idéias ao povo do Estado.
Quanto a cultura, gostaria de lembrar ao digníssimo estadista que existe na cdade de Porto velho, um carioca que conhece esse Estado na palma da mão, melhor do que muito Rondoniense! Chama-se José Carlos Fernandes, conhecido por todos como " Carlinhos Maracanã", tenho certeza absoluta que pode ser um grande conselheiro para futuros projetos e melhorias do Estado de Rondônia.
Forte abraço e um 2011 de realizações!
WILSON NICOLA

carlos vieira da silva disse...

E a nossa Capital possui uma das mais fantástica obra de arte da história da Humanidade (para cada dormente uma vida) que só quem teve vários ancestrais que participaram de sua História e Construção pode sentir-lhe a grandeza: a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, cuja história real ainda não foi contada. Merece o carinho e atenção que ora se esboça com o seu grande resgate.
Ainda não tivemos um governante que pusesse a EFMM no seu patamar merecido, como Arte e História, do porto de Porto Velho à Vila de Santo Antônio: uma obra monumental.

carlos vieira da silva

Carlos de Souza disse...

Muito bom Senhor Governador, temos aqui em Vilhena uma professora que dá o sangue pela cultura negra. Poderia aproveitá-la, seu nome Prof@ Jucélia da escola Maria Arlete Toledo, procure saber os belos trabalhos que ela e seus alunos fizeram na semana da consciência negra.
forte abraço e Feliz Ano Novo.

INTEGRAR É EDUCAR disse...

Somos um Grupo no Municipio de Corumbiara RO, nunca tivemos apoio das autoridades municipais na promoção de nossos eventos. O grupo teatral FÊNIX está legalmente registrado e trabalha e sua meta principal é informação e conscientização.Formado por professores, alunos e pais envolvidos na comunidade, gostaríamos muito de ter um espaço nos estabelecimentos de ensino (pois no governo anterior a ditadura do representante e diretores foi imensa) e apoio do governo para desenvolvermos nossos projetos. Estamos a sua inteira disposição e o parabenizamos pela iniciativa