Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BAHIA - TERMINEI MEU TURNO DE TRABALHO

Ao meio dia de hoje concluí o meu circuito de trabalho na Bahia. Estou em Salvador, no hotel. Daqui do alto, 21 andar dá para ver de cara o mar. Boa parte da praias de Pituba. E entender que foi por aqui que o Brasil começou a sua segunda fase de reconhecimento. Primeiro foi a fase silenciosa dos índios. Os verdadeiros descobridores do Brasil. O Brasil indígena. Mais tarde o Brasil negro da Bahia.

Eu volto pra Rondônia satisfeito. Vou levando na mala um monte de reflexões e tomei conhecimento de que poderemos fazer muito pelo Estado. Assumirei o governo na hora certa. No tempo exato, onde Rondônia exala pelos seus poros uma necessidade imensa de um modelo novo. Que está aí escancarado para nós mesmos promovê-lo.

Já foi feito muito. Não se pode negar o esforço do povo, do empresariado, dos prefeitos e dos governadores. Mas, agora é diferente. É o salto de qualidade. Pegar a base feita, que foi boa, subir nela e arremessar idéias e propostas para o futuro. Não estou sonhando. Nem o espírito de Rui Barbosa e nem de Castro Alves entraram em mim. Não. De jeito nenhum.

Tudo que estou concebendo é o mundo admirável que poderemos juntos construir. Porque o desenvolvimento não deve e nem pode ser copiado. Não adianta ir à Nova Iorque puxar modelo de lá pra cá.  O nosso desenvolvimento tem que ser obrigatoriamente local. A força local. A energia local criativa. Em cada lugar, mesmo no deserto, como Dubai, como Israel, em cima da areia se construiu as suas riquezas.  Nós vamos construir, por nós mesmos, os nossos modelos, vamos mostrar para o Brasil e o mundo que temos muito a oferecer. Temos muito que vender. Temos muito que exportar. Que recursos naturais podem ser apossados convenientemente como riqueza humana. Miséria não se combina com preservação.

O ambiente é propício. Eu faço questão de conversar com o Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho toda semana ao menos por uma hora. Temos que nos juntar para crescer. Temos que conversar para nos entender. Temos que bater papo para as parcerias e transformar Porto Velho numa bela cidade. Da mesma forma com os Prefeitos de Rondônia, ficar confinados conversando. Sobre saúde, educação, meio ambiente e mais coisas.

Eu quero as ONGs perto de mim. Quero mais OSCIPS organizadas em todos os setores. Quero um terceiro setor forte. Quero as igrejas me ajudando no encaminhamento dos jovens e no combate a violência. Quero índios no meu governo. Já convidei uma índia de Extrema para ficar perto de mim. Quero suruís, cintalargas, Urus e outros mais. Quero preso gerenciando presídio  no modelo APAC. Quero pobre, preto e puta me ajudando a controlar a fúria da polícia. Quero os homossexuais que apanham e são presos injustamente me denunciando as arbitrariedades.

Quero também as associações de moradores bem organizadas. Com seus documentos ajustados. Que debatam nos seus bairros e pratiquem a teoria da organização. As cooperativas da mesma forma, e estarei a disposição para ajudar na capacitação de seus membros. Quero cooperativa que coopere com o desenvolvimento. Associação que indique caminho para o Governo. Quero prefeito fazendo a sua parte.

Eu quero que cada rondoniense assuma comigo as oito metas de desenvolvimento do milênio:

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Ensino primário universal e com qualidade
  3. Promover a igualdade de gênero e dar mais poder às mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater a HIV, malária e outras doenças
  7. Assegurar a sustentabilidade ambiental
  8. Promover o desenvolvimento humano, econômico e social.

10 comentários:

Anônimo disse...

Quero preso gerenciando presídio no modelo APAC.

NAO ENTENDI, EXPLICA ISSO POR FAVOR, se hoje a droga corre solta la dentro, imagine se eles lerem isso.ou souberem disso,o senhor viu o que aconteceu com o monstro de minas?o senhor viu quantos celulares e droga foi encontrato no panda ontem?
isso porque o diretor Carlos nao deixa revistar os visitantes.
entra o que quiser.

Anônimo disse...

Essa é a marca da Nova Rondônia: todos por um e um por todos. O Estado forte, desenvolvido e comprometido com a ética e o trabalho é feito assim, com a participação de cada um, desde o pequeno ao governador. Parabens, meu amigo Confucio, agora sim, vamos ter uma Nova Rondônia. Estamos juntos nesse ideal.

Anônimo disse...

Excelente!!! Fiquei feliz! O senhor tem conhecimento da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos condenados. Conheço essa linda história, após ler vários livros sobre o assunto, conheci o fundador dessa nobre causa, o senhor Dr. Mário Ottoboni,de S. José dos Campos/SP, quando participei de um Congresso das APACs, em Itaúna/MG. Visitei a APAC de lá, que é modelo atualmente. Enfim, se o senhor conseguir mobilizar para que se criem APACs nesse Estado, a problemática presidiária, haverá um grande avanço e todos, todos serão beneficiados. É um projeto que deu e dá certo! Vale a pena. Tenho certeza que terá o apoio, principalmente de Instituições que valoriza o ser humano e luta pela justiça, pela Paz e um Estado que precisa lutar e arregaçar as mangas pela Não-violência!!! Enfim, a sociedade como um todo, será beneficiada!
Dr. Confúcio, muita Luz e Bênçãos de Deus. Alegra-me todas as suas ideias e projetos que humanizam. Ese Estado precisa! Sou funcionária pública e sei que posso ser parceira nessa nobre causa.
Deus o abençoe. Sempre!

Blog do Gervásio disse...

Sr governador.. sou fã do seu blog pois acho a melhor forma de saber dos seus pensamentos, sem atravessadores, sem fofocas.. entretanto, oermita-me uma consideração. Creio que no trecho "Quero pobre, preto e puta me ajudando a controlar a fúria da polícia" houve um certo exagero, pois há um pré-julgamento de que a polícia é violenta, furiosa... será que nossa PM reflete isso?

Claudete Maria dos Santos/ Cacoal disse...

Sr Governador

O senhor elencou oito metas para melhorar o nosso Estado; muito bem colocadas, e tenho certeza que o senhor sabe o que está dizendo, enfim tem conhecimento suficiente para faze-lo. Contudo, se me permite gostaria de fazer uma sugestão na área de saude, me reporto a esse a assunto por que fui secretária de Saúde, em um momento da minha vida, e conheço bem as necessidades do Povo. Dr Confuncio, OLHE PELA SAUDE DO HOMEM, presisamos urgente de politicas nesse sentido, sei o que vi nos poucos anos que fui secretária.... é só uma sugestão, o homem precisa cuidar da saúde tanto quanto as mulheres e as crianças. Deus o abençoe!!!

cristina coelho disse...

Esse sim...o Dr. Confucio é o cara...fala sem medo, fala com propriedade e fala para o povo. Excelente.

Alécio C. Martins disse...

Caro Governador.... acreditamos que suas intenções são boas, porque não dizer ótimas... entretanto, concordo com o Gervásio... "Quero pobre, preto e puta me ajudando a controlar a fúria da polícia", Em Rondonia a Polica desenvove suas atividades de modo ordeiro e dentro dos padrões ditados na legislação. Quem descumpre essa legislação paga por seus atos. Acreditamos no Senhor que desenvolverá suas atividades de modo sério e honesto. Cada secretaria, cada órgão governamental deverá cumprir com suas responsabilidades dentro da Lei e da Ordem. Acreditamos que todos nós, funcionários e servidores públicos estaremos dando nossa contribuição.
Parabéns.
Abraços.

Fabio disse...

"Quero preso gerenciando presídio no modelo APAC. Quero pobre, preto e puta me ajudando a controlar a fúria da polícia. Quero os homossexuais que apanham e são presos injustamente me denunciando as arbitrariedades."
Respeito todas as suas decisões, mas não vi em nenhum trecho dizendo alguma melhoria para a segurança publica!! O que vi foi o que postei em cima!! Espero que o senhor cumpra as suas promessas,pois, 90% dos funcionários Publico da area de segurança publica votaram No Senhor!!
Saúde, Educação e Segurança e o tripe do nosso estado!! Sei que o sabe mto bem das dificuldades do profissional de segurança Publica, pois, o senhor foi Um " Praça " No estado de Goiás!!Desejo ao senhor um natal de muita Paz,Saúde e que o senhor consiga realizar todas as suas metas!!
Um forte abraço!

José Santos Dias disse...

Nota-se que o nobre governador tem o dom da escrita fácil e até romantica.Palavras são palavras que o vento leva-as. Nossa inteira confiança foi depositada para a eleição de VXA.Veremos caro governador e desejo-lhe muita sorte e desempenho profícuo na vossa missão.Saliento que em dois governos passados do PMDB houve muita da decepção.No mais é aguardar pra ver.Obrigado pela oportunidade.

Anônimo disse...

Realmente , o governador recebeu muitos votos de policiais e suas familias, e agora pelo que deu para entender, ele vai continuar tratando a policia da forma como ela vem sendo tratada a tempos: marginalizada, onde todos são colocados no saco da maldade, sem distinguir o filho bom do filho mal,o senhor, me desculpe se entendi mal, mas foi muito infeliz com seus comentários..grande abraço e muito sucesso em seu governo.