Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ACRE - ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE)

Como se sabe é uma das preocupações de Rondônia, o que acontecerá depois das usinas. Há um pavor do pós-Usinas. Já falei com vocês, mais de uma vez, que não haverá nada. Que Rondônia, por sua situação atual de crescimento e prosperidade, o pessoal das usinas baixarão a chave e irão embora, e, nada de mal nos acontecerá.

No entanto, seguro morreu de velho. Nós temos que olhar o futuro com um olho só aberto enquanto o outro dorme. Mesmo não havendo nada na minha profecia é importante buscar outros meios para fortalecer o Estado e a sua economia.

Vejo que Rondônia também deve apresentar ao Governo Federal um projeto de ZPE. Quero deixar bem claro que ZPE não é Zona Franca, como Manaus e nem como Guajará-Mirim. ZPE é um território livre de impostos. Principalmente os impostos federais. E a produção deve ser exportada.  É muito bom para qualquer Estado.  Há no Brasil cerca de  16 ZPEs. Todos os países que exportam muito tem também muitas ZPEs.

Nós temos vários corredores de exportações - por Rio Branco e saindo para o pacífico ou vendido os produtos na Bolívia e Peru.  Por Manaus por água. E a saída por Guajará-Mirim.

Quero deixar bem claro que este não será um projeto somente do Governo de Rondônia. Deve ser um projeto do Estado, da FIERO, SEBRAE, FECOMÉRCIO, enfim de todos.  Vou começar este serviço com várias mãos, primeiro criar o ambiente de projeto, com participação de todos. Depois da mobilização e conscientização é que iniciaremos o projeto para ser submetido a um Conselho de Ministros em Brasília e se aprovado é recomendado ao Presidente para elaborar o decreto de criação.

O projeto do Acre incluirá 31 empresas em 130 hectares. E o de Rondônia, como será?

2 comentários:

carlos vieira da silva disse...

Nomearia algumas frentes de trabalho em que, de imediato, poderiam alavancar, tornar imprescindível o projeto da ZPE: ampla divulgação da ZPE; inscrição pública de empreendimentos dignos de êxito em exportações; apoio para elaboração de tais projetos; encubadoras de empresas com obejtivo de exportação em vários modelos, inclusive draw-back; etc., etc. Contacto.
Carlos Vieira da Silva
carlos.democracia@gmail.com

Anônimo disse...

Olá senhor Governador. É muito bom saber que o senhor já tem idéias de inserção de Rondônia no cenário internacional. E esse projeto (ZPE) parece ser muito bom. Com certeza vai fomentar nossos produtos fora do Brasil e aumentar nosso superávit e melhorar nossas receitas e também nossa imagem, como Estado exportador. Com relação à pergunta: E de Rondônia, como será? Essa eu sei a resposta e por onde começar a trabalhar nesse sentido e claro, nos frutos positivos que vão dar ao nosso Estado. Pode confiar...Abraços... Fenando Corrêa dos Santos - Ariquemes - Rondonia. fernandoromg@hotmail.com