Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A MINHA VIDA SEVERINA

Meu pai chamava-se Zeferino Moura. Por pouco também não seria mais um Severino. No Nordeste Severino e Cícero são nomes bem comuns. João Cabral de Melo Neto escreveu o incomparável poema livro - MORTE E VIDA SEVERINA.

Estou escrevendo estas coisas devido a minha peregrinação por vários estados brasileiros, como um severino, pelos caminhos tortuosos da vida, no meu caso, como uma caçador de boas idéias e práticas para governar bem o Estado de Rondônia.  Já passei por Brasília, Minas Gerais, São Paulo e agora estou no Paraná. Depois vou contando pra vocês sobre as minhas andanças.

Alguns estados brasileiros estão sendo administrados com duplas mãos. Uma mão pública e outra mão na experiencia privada. E este jogo está dando certo em Pernambuco, Rio de Janeiro, Brasília,  Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e Espírito. No Rio Grande Sul mesmo com a governadora Ieda não ganhando a eleição, ela se sacrificou para deixar um Estado arrumado e em condições de ser governado com grande sucesso.

Minas saiu do buraco com dois anos de gestão eficiente do Aécio Neves. Devia até as cuecas. Zerou o déficit e fez sucesso no Estado. E no mesmo caminho estão os outros citados. E nesta saga da boa prática que estou correndo o Brasil, fazendo como São Tomé, vendo para crer. Só tem um coisa - que serve para Rondônia também, a gestão eficiente dá uma mexida inicial  e todo mundo fica meio arrepiado, mas, aos poucos os olhos vão ficando arregalados e coisa vai entrando nos eixos, ao final todo mundo aplaude.

Tive experiência na Prefeitura de Ariquemes, fiz assim, andei muito, busquei inspirações, ajustei procedimentos e implantei modelos diferenciados que devem ser seguidos por gerações de prefeitos em Rondônia. Da mesma forma o Estado, a meta a gestão eficiente da máquina pública. A primeria coisa que se deve fazer é administração das receitas e das despesas e fazer todo esforço possível para aumentar a capacidade de investimento do Estado. Ter dinheiro em caixa para cumprir metas de Governo. Portanto, não esperem milagres imediatos, de jeito nenhum, mas, o trabalho será iniciado, com este objetivo desde o primeiro dia de governo.

Hoje, estou aqui em Curitiba, para conversar com o ex-governador Roberto Requião, sobre todos os seus incentivos concedidos aos pequenos negócios, valorizando a micro e pequena empresa e o que fez o Paraná gerar mais renda e emprego.  Não vou falar minúncias pra vocês do que fiz em Minas, Brasília e São Paulo senão perde a graça. Mas, confesso que estou satisfeito e convencido que o caminho é este - o da política de alto nível, de farol alto para o futuro e deixar a marca poderosa da transformação. Que Deus nos ajude a todos.

11 comentários:

francisco disse...

Bom dia.
Espero realmente, que faca valer a pena termos escolhido uma pessoa como vc para governar Rondonia.
Moro aqui desde o dia 27/01/1986, quando vim de Sao Paulo para ser policial militar.
Hoje aposentado, olho para traz e posso analizar, pouco ou quase nada foi feito para que se valorizasse o profissional de policiA. Salarios defasados, falta de equipamentos de protecao, cancelamento de gratificacos, leis e regras de promocao dos pracas mudadas ao bel prazer de um Comando/Governo que só sabe advogar em causa propria, tendo a perpetuacao de quase 8 anos com um só comando mostrado que isso jamais poderia ter ocorrido.

TINHAMOS UMA LEI DE PROMOCAO DE PRACAS, MAIS O COMANDO, PARA MOSTRAR QUEE NAO ERA VIAVEL, MONTOU UM CURSO DE CABOS E SARGENTOS A QUEM DA REALIDADE.
Para desqualificar profissionais com mais de 20 anos de servico que deveriam ser formados na graduacao de sargento, elaboraram um curso de 3 meses de duracao, enquento que um curso desta natureza sabemos que demoraria 9 meses com uma grade curricular completa.

IDEIA PARA ANALIZE:
Oficial entra na PM, vai galgando postos, faz C A O e dai espera sua ascensao até o posto de coronel, naturalmente.

Se voce quer valorizar os pracas, que sao quem realmente FAZ a policia, e que traria para os concursos pessoas cada vez mais qualificadas, pense::
O CIDADAO ENTRA NA PM, COM 5 ANOS DE SERVICO É PROMOVIDO A CABO PM, AOS 10 OU 12 ANOS SAI SARGENTO, ATE OS VINTE ANOS SERIA PRIMEIRO SARGENTO E DEPOIS SUBTENENTE. AI VEM O DIFERENCIAL, NESTE PONTO ELE ESTARIA APTO A PARTICIPAR DE UM PSI(PROCESSO DE SELECAO INTERNA) PARA ASCENDER AO OFICIALATO, SENDO UM CRITERIO, TER CURSO SUPERIOR.

COMO ELE TRABALHARIA POR 30, 35 ANOS, ENTAO TERIA DOS 20 ANOS DE SERVICO EM DIANTE, PARA COM MERITOS PROPRIOS E PLNEJAMENTTO, GALGAR ATE O POSTO DE CAPITAO PM, SEM APADRINHAMENTOS.

Entao, todo PM, saberia que teria assegurada ascensao funcional, promocoes temporais, e com 20 anos de servico, caso ele tanha tido interesse em fazer um curso superior, ele estaaria apto aa concorrer ao oficialato administrativo, com uma media de idade em torno dos 40 anos.

espero que leia isso e pense, abracos e boa ssorte e lembre-se, seu carater e sua honra sao patrimonios so teus e apenas voce pode saber se ira dormir em paz de conciencia, cuidado com os acordos, nao macule sua biografia.

meu email: arkhaios2009@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde Dr. Confúcio,

Essa busca por tudo que tem dado certo em outros lugares, já é marca tua. Que Deus lhe abra as portas para o novo que Rondônia necessita.
Abraços.

Vereador Rodnei Paes e Roberta Paes

Anônimo disse...

Boa tarde Governador.
Gostaria de saber quais vão ser as mudanças da EMATER

OBRIGADO

Anônimo disse...

Parabéns pela vitória. Que Deus abençõe seu governo. Os Educadores e o funcionalismo público em geral, esperam que realmente as coisas venham a melhorar.

Celso Gomes disse...

Dr Confúcio,

Diante das observações feitas ao longo das viagens e visitas pelo país, fico muito feliz, pois Rondônia vai trilhar o caminho do desenvolvimento e da eficiência.

Transparência também deverá ser uma importante marca nesta gestão. O povo de Rondônia vai acompanhar um novo perfil de gestão pública através do diálogo e do entendimento.

É sabido que no primeiro ano de governo não será muito fácil, mas será fundamental para elaboração e construção de projetos de sucesso.

Dr. Confúcio, desejo de coração muito sucesso nessa nova missão que tem tudo para ser histórica para a nova Rondônia do desenvolvimento sustentável!

Saudações pedetistas,
Celso Gomes

JÚNIOR CAVALCANTE disse...

O homem inteligente é aquele que pode ter vivido e passado por muitas coisas na vida, mas não mata a sede de ver e aprender.

PARABÉNS GOVERNADOR.

Robinho disse...

O povo de Rondônia, inclusive eu, depositou a fé e esperança no seu nome. Vejo que já começaste bem, buscando experiências bem sucedidas para trazer para Rondônia. Vamos em frente, fazer de Rondônia um lugar melhor para todos. Abraços e sucessos na nova caminhada. (E que caminhada)! Se prepare que ela será difícil, mas não impossível.

constantino lagoa disse...

Parabéns governador. Conhecer novas experiências é um 'começo de tudo' excelente; afinal, só temos a ganhar quando buscamos conhecer experiências bem sucedidas.

Carlinda disse...

Governador, eu e toda minha famila votamos no 15, pois não aguentamos mais a dupla Ksol e caulla, mas agora na equipe de transição vemos que sua irmã está na nela. Me diga, NEPOTISMO, já na transição? Será que os cargos e os comissionados do seu governo vão ser como do ksol? Colocando parentes e apaniguados? Não esqueça que foi o funcionalismo público em peso quem lhe deu a vitória sobre caulla, principamente aqui e Porto Velho, por favor não nos decepcione. Boa sorte!!

CIRURGIA PLASTICA PARCELADA disse...

Aplaudo o nosso novo Governador pela sua atuação politica compartilhada com a sociedade pelos meios de comunicação e pela internet deixando as pessoas informadas.
parabens
Governador

Unknown disse...

Grandes Homens recebem também grandes missões, a vossa é uma dessas. Transformar o nosso estado em um modelo para o país gerindo com responsabilidade os recursos naturais e ao mesmo tempo ampliando as fronteiras de desenvolçvimento. Porém, o Governador contará comum apoiofundamental, o do povo de Rondonia, que acredita que é possível sim, e trabalhará junto, tenha certeza, paa concretizarmos esse sonhode uma Rondônia Melhor. Essa aliança foi feita, concretizada e com a permissão de Deus será cumprida. Que suas andanças possam refletir em boas ideias para o nosso Estado.