Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Normalmente, a pessoa pensa, que a escolha do diretor da escola pelos seus colegas, demais trabalhadores e os pais seja pre-requesito de que tudo será bem melhor e o resultado da qualidade da educação será extraordinária.

Não é isto que acontece na prática. O diretor para ser bom, trabalhar a sua equipe com ordem, promover a qualificação dos professores na propria escola, estabelecer metas de desempenho e depois ser avaliado, necessitará também de um importante treinamento.

Porque um diretor ou diretora é um grande líder. Tem sob o seu comando centenas de alunos, de pais, de alunos, fornecedores e comunidade em geral. Então o diretor deverá conhecer de compras, montar processos e prestar contas ao Estado e ou Prefeitura. Além de manter tudo em ordem.

Ainda num governo bem descentralizado, onde o diretor terá grande parte de recursos diretamente na escola para promover reformas, aquisição de material didático, compra de merenda, pagamento de luz e telefone, preencher diários, avaliar desempenho. É muita coisa.  Portanto, o diretor deve ser antes de tudo - um grande e competente administrador.

Ele deve ser treinado. Tem muitos cursos do MEC e de pós graduações para gerente de serviços escolares. Cursos maravilhosos. É o que irei fazer, para ter uma boa escola, em seu sentido pleno, precisamos ter bons diretores em sentido pleno também.  E aí entrará o SEBRAE para nos ajudar a capacitar. Além de outros cursos indispensáveis para que cada diretor de escola de Rondônia seja a figura viva do governador do Estado.

É com este entusiasmo que desejo colocar Rondõnio no topo da qualidade da educação brasileira. Quem viver verá e depois vocês verão como se possível fazer enorme diferença com os mesmos recursos de que dispomos hoje.

Amém!

5 comentários:

Anônimo disse...

QUE TODOS OS ANJOS DE BOA VONTADE DIGAM: AMÉM E AMÉM!

ID

constantino lagoa disse...

Gostei do que li no texto em relação a educação que vós quereis implantar daqui para a frente. Sou professor desde 2002 e te juro, meu irmão, nunca vi tanta falta de capacitação para todos que fazem a educação. Como professor, tenho muitas coisas ainda para fazer tanto na educação quanto em outros campos, por isso vem estudando sempre. Torço realmente para que doravante o Estado seja referência, como outros que já conheces.

WALDEMAR disse...

Sr. Governador. Sou professor do quadro estadual e também seu eleitor. Com relação aos gestores escolares é necessário que estejam bem preparados: conhecer a legislação de ensino, ter conhecimentos básicos em gestão de recursos humanos, em administração e finanças e promover uma educação democrática e de qualidade. Sou contra a nomeação de professores habilitados em áreas específicas como: letras, matemática, biologia, etc. deixar a sala de aula para ocupar um cargo de direção, principalmente na carência de professores que temos em Rondônia. Desejo-lhe muito êxito em sua gestão como governador.

constantino lagoa disse...

Caro colega Waldemar, se formos pensar dessa forma, o Dr. Confúncio também estaria impedido de ser governador, um PM jamais poderia aspirar em ser um oficial. Há no Estado carência por professores, médicos e policiais; dessa forma, é preciso que a pessoa tenha capacidade e estude muito; assim fazendo ela estará apta a ser até um governador, como o Dr. Confúcio ou como o Professor Binho Marques no Acre. Pensando dessa forma estaríamos submetendo a nós professores um determinismo que nos afundaria ainda mais em nossa profissão. O que pensar, por exemplo, que nós, na condição de professor que precisa sempre está atualizado e estudando, nos impusermos um controle mecanicista do tipo pensada pelos deterministas a qual estaríamos sujeitos a só fazer repetições? Desculpe meu amigo, mas não concordo contigo, não. Sou professor de geografia formado pela UFPE e também pós graduado por essa universidade, também concluinte de pós em TICs na educação pela PUC-Rio e prestes a começar a estudar Direito e não descarto a possibilidade de um dia ser Diretor de Escola ou até mesmo um secretário de educação.

Anônimo disse...

Sou Professor da rede estadual de Ensino de Rondônia desdes 1995, e eleitor de Confúcio Moura, vejo que a Getão Democrática é um caminho constituído de possiblidades e desafios rumo a mudanças. Senhor Governador temos que antes de mais nada preparar o ambinte escolar. Lembrado que somos frutos de governos ditatoriais,ante democrático,nazistas e etc. vejo que precisamos preparar bem o terreno.
Corcondo com o cometário do companheiro quando alega que para ser um bom diretor não é necessário formação em área Y ou Z. Basta ter comprometimento, sensibilidade,visão e respeito a caisa pública e as "os recursos exsitentes" na Escola, desde o humano ao financeiro... Abraços aos leitores do BLog do Governado.