Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

COM O MODELO SUS TRADICIONAL NÃO DÁ PARA MELHORAR A SAÚDE

Francamente, o SUS é uma beleza na sua forma literária. Mas, não dá para segurar médico e outros profissionais no modelo costumeiro e isonômico. Infelizmente, não dá.

O modelo Santa Marcelina é bem melhor. O modelo Sarah é bem melhor. O melhor INCOR é bem melhor. Até mesmo o modelo Santa Casa modificado é bem melhor. O SUS  com vai, ainda mais aqui na Regiao Norte é impossível de se promover saúde como direito de todos e dever do Estado.

Não me levem a mal, mas, teremos que reinventar um modelo nosso. E pra isto vou precisar do apoio de todos. Incluindo aqui o Ministério Público, porque é bem melhor todos nós inovarmos do que ficarmos marchando em cima de crise e mais crise.

O IBGE acabou de mostrar que a Região Norte foi a que mais cresceu no Brasil. E com este dinheirinho minguado não dá para se cobrir as despesas da saúde, incluisive a de pessoal. Chegamos ao fundo do poço. Eu vou meter a cara para resolver este drama. Sozinho não dou conta. Com ideologia em saúde não dá para resolver nada. Com plavreado da reforma sanitária brasileira também não dá.

A palavra de ordem não ter medo de criar situações inovadoras, de gestão compartilhada, quem deve ajudar pagar a conta é o motorista, o seu carro, a sua moto que contribui para encher os hospitais de acidentados e outras fontes também promotoras do enchimento dos hospitais. É por aí. Vou ler a Constituição Estadual para ver onde cabe entrar com parcerias para o drama da saúde.

No mais é não ter medo de estabelecer parcerias, acordos de cooperações e um rigoroso sistema de controle de custos. Além do mais brutal modelo de encontro de contas e compensações entre municipios e Estados brasileiros. A origem pagará a conta do doente.  Vamos ver. Por isso preciso de um Secretário de Saúde revolucionário. Você se apresenta?

Mais uma briga - com certeza, saúde não dá para ser realizada apenas com  médicos e enfermeiros, mas, para técnicos preparados para grande parte dos serviços. Ou você muda e inova e aceita ou fica neste besteirol de direitos exclusivos e deixando o povo morrer e sem nada de prevenção. Treinar tecnólogos para serviços básicos e pronto. E no mais é encarar. A  filosofia fica apenas para os escritos, mas, a prática é esta. Que tal as parteiras para aliviar a demanda extrevagante de cesarianas?

4 comentários:

Anônimo disse...

PELO GRANDE HOMEM QUE O SENHOR É, LOGO IRÁ SE RECUPERAR.
MUITA PAZ AO SENHOR.

DO SEU AMIGO JÚNIOR CAVALCANTE.

abrahim disse...

e se o hospital regional de cacoal,fosse um hospital de urgencias e emergencias,poderíamos desafogar um pouco o joão paulo II,e se as uti´s de hospitais particulares,fossem transferidas aos hospitais publicos,a população carente com certeza teria mais acesso a esse serviço,e é simples com 3 meses de pagamento de uti,se compraria equipamentos para serem instalados em hospitais publicos,e ai sim as uti´s seriam realmente do povo que necessita desse serviço.

DESPACHANTE CONFIANÇA disse...

realmente os acidentes de transito, principalmente motocicletas lotam os hospitais. mas isso nao é muito dificil de diminuir. se o governo do estado cobrar a resolução do CONTRAN nº053 DE 21 DE MAIO DE 1998, e outras resoluções mais, que nao sei o porque o detran/ro nao cumpre,tenho certeza absoluta que cairam dramasticamente acidentes.

LUCIMARCO- POS GRADUANDO EM GESTAO E DIREITO DE TRANSITO - ITAPUA DO OESTE RO

Anônimo disse...

SEI DE UMA PESSOA QUE TE AJUDARÁ A REVOLUCIONAR A SAÚDE FALIDA DO NOSSO ESTADO, DR MAURO NAZIF!! ELE TEM IDÉIAS E IDEAIS COMO VC. PEÇO QUE PROMOVA A EDUCAÇÃO CONTINUADA NAS UNIDADES DE SAÚDE E QUE COBRE A EXECUÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA, OS MUNICÍPIOS ESTÃO COMO CRIANÇA SEM PAI, NINGUÉM CORRIGE, COBRA OU ORIENTA, SECRETÁRIOS SEM A MÍNIMA NOÇÃO DO SEU FUNDAMENTAL PAPEL DE GESTOR E ETC,E AS ESF, BRINCADEIRA TUDO FANTASMA! TENHO ESPERANÇA EM VER UMA RONDÔNIA MUITO MELHOR E CALAR A BOCA DESSE POVO QUE FALA Q VC Ñ FEZ NADA PELO HOS REG DE ARIQUEMES, E QUE NO ESTADO SERÁ O MESMO!