Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010

A SAÚDE NOSSA DE CADA DIA


Tem muita coisa que atravanca o bom atendimento de saúde nas unidades do SUS. Mas, muita coisa mesmo. A primeira é o uso e costume.

O pessoal acostumou-se com a "coisa" do jeito que ela é. E tudo foi aos poucos incorporando-se à paisagem cerebral como se fosse normal. É normal sala cheia. É normal paredes sujas. É normal descarga quebrada. É normal nem dá bola para o doente. É normal saltar por cima de doente no chão. Estas coisas todas que são altamentente vergonhosas incorporam-se às rotinas como o olhar se acostuma com a paisagem da rua.

A outra "coisa" é a falta de regra. A falta de procotocos de serviços. Cada médico faz o atendimento do seu jeito. Não há um padrão de conduta profissional. E daí pra baixo todo mundo segue a contraregra como se fosse a correta. Concluíndo - a má gestão impera.

Mais uma "coisa" é a falta de controle de estoque, o gasto mal gastado, o desperdício, a falta de avaliação de desempenho e metas para o futuro. A saúde tem cura. Tem sim senhor. Basta que se promova gradualmente uma "descontrução" dos vícios. E que façamos de agora em diante uma revolução sutil, mas, diferente, incorporando novas flores, preciosidades singelas ao cotidiano dos serviços de saúde, sempre tendo na mente de cada trabalhador da saúde, que o maior compromisso nosso é com o cidadão.

Porque a constituição brasileira é radicial - saúde é direito de todos.

Um comentário:

LENICE ARAGÃO disse...

precisamos também acabar com a elitização na saúde. porque sala de médico tem ar-condicionado e dos demais profissionais não têm? e o local onde os usuários esperam é pior ainda. é preciso investir na qualificação desses profissionais, realizar trabalhos em equipe.a valorização e cuidados da saúde do trabalhador também são de suma importância.Se o profissional está doente como ele atenderá bem?