Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

MULHER COM FORÇA MÁXIMA



Puxa vida, desculpe-me mas, esqueci o nome dela. Não se pode confiar na memória depois que se atravessa a serra da boa esperança. Estou aí de papo com a Agente Comunitária de Saúde do Distrito de Palmares, municipio de Theobroma, visitada no dia 30 de julho passado.

Antes de sair para o seu serviço ela tem outro. E acorda às 3  horas da manhã, vai pro curral com o seu filho e começa a tirar leite. Faz um "bico" em fazenda alheia. Tira 300 litros de leite, enche os galões, faz café, bolinho de polvilho, tem dia que come comida mesmo e sai pra sua outra lida.

Agora, é como agente de saúde. Entra numa casa, vai pra outra, conversa, mede pressão, coisa que o sistema proíbe, mas, se ela não fizer isto seus hipertensos morrem, ninguém mede a pressão deles, ela economizou dinheiro seu, comprou o aparelho, aprendeu a medir e vai levando, sempre orientado o seu pessoal. Tem gente que a proibiu de medir a pressão dos colonos, ela nem dá bola e continua a fazer o que sempre fez.

Tem certas coisas neste Brasil, acertado no ponto de vista do ideal, até que está certo, que cada PSF tivesse médico de verdade e enfermeiro, não é caso de lá no Palmares, que não tem nenhum apenas uma médica que vem duas vezes por semana. E aí, como é que ela faz, a ACS mede ou não mede a pressão?

Gente como esta mulher é que se poderia entregar uma medalha de ouro, porque a olimpíada dela é de toda a vida, todos os dias, todos os meses e anos, e faz tudo na maior alegria, tem moral, tem força na cana do braço, tem opinião e não se mete em burocracia, nem em coisa do mundo de Brasilia, ela mora é no Brasil profundo, mais do que excluído e ainda tem gente que diz que não pode.... Vai se lascar cara!

2 comentários:

Anônimo disse...

OI CONFUCIO SO PRA TE AJUDAR O NOME DA MOÇA É MARINA.
UM ABRAÇO

CLAUDIO SANTOS

Marta disse...

Dr. Confúcio estou fazendo terapia e acho que o Sr. também faz.MOrri de rir agora com o seu:vai te lascar ,cara!!!

Adorei o texto da agente de saúde Marina(segundo o anônimo).Que lindo.Mas ela é felizarda DR..Em outra ótica essa mulher é felizarda.A vida é absoluta e intensa por cada segundo que é vivida.

Ela só é difícil quando a "mala" é pesada e essa "mala" que alguns carregam são os próprios.