Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

domingo, 15 de agosto de 2010

COMPROMISSOS COM COSTA MARQUES


O povo de Costa Marques compareceu à rua  principal da cidade. Rua larga de duas mãos. Por sorte havia arquibancadas de um lado. Logo encheram os degraus. Todos os partidos aliados estiveram presentes. Eucliedes e Clayton os vereadores do partido, como soldados aguerridos, estiveram perfilados.  Foi bom. Fiz discurso de compromissos claros.


Este casal aí é Toledo e Eloína. Ela católica de devoção insuspeita. Carismática. Canta o pai-nosso com melodia da Festa do Divino. Um show. Nós rezamos em sua casa. Ela não largou minha mão. É minha amiga do coração. Antiga amizade, sólida como rocha.  Eu subi ao palanque e falei ao povo. Um povo distante e no extremo Oeste, bem oeste, quase boliviano. Vê aí a cara do Toledo!

Falei aos ribeirinhos,  que CONFUCIO GOVERNADOR dará pra eles mais apoio, escolas melhores, condições efetivas de desenvolvimento de suas habilidades para explorar com técnica as riquezas das florestas. Fortalecer os principios da vivência social e ambiental com melhores resultados. Porque os ribeirinhos do Cautório são muitos. E vivem em suas reservas, felizes como podem, felizes em seus abandonos absolutos, com todos os cantos, chiados, mordidas, picadas, silêncios, cantos de passarinhos martelados, que nem batidas em bigorna, suaves, doces.

SAÚDE - só pelo isolamento deve ser diferenciada. Apoio ao município para ter médicos de fronteira. Para apoio a brasileiros e bolivianos.  Um avião disponível em Porto Velho para atendimento de urgências. Quando precisar dele, de imediato deslocará para Costa Marques para o socorro do doente.

PREPARAR A CIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO - é a sua vocação natural. Incentivar a restauração do Forte Principe. Melhorar a cara da cidade. Deixá-la com a fisionomia de uma cidade preparada para receber turistas de todo Brasil e do mundo. Incentivar a construção de barcos e lanchas. Buscar financiamento para os empresários do ramo. Treinar a população local para o trato com turista. A cidade será toda pavimentada e com praças alegres e bem urbanizadas.





Um abraço nas minhas amigas. A da esquerda veio de Teixeirópolis, conheci-a menina, hoje é mãe de Paulo César, menino sapeca com cinco anos.

ESCOLA COM QUALIDADE - uma escola diferente. Com currículo especial, em tempo integral, para preparar a meninada para que tenham grandes e espetaculares oportunidades. E que fiquem em Costa Marques. Aulas que integrem fortemente o empreendedorismo socioambiental, o respeito ao Rio Guaporé, as tradições. A agroecologia, a pesca, enfim...

AGROINDUSTRIALIZAÇÃO NA PEQUNEA PROPRIEDADE - isto eu sei fazer. E bem. Aqui será bem diferente. Uma mão cheia de idéias e práticas para o artesanato. As sementes nativas. As plantas medicinais, enfim, valorizar as experiencias do passado, entre todas incluir a culinária.

INTERNET PARA TODOS  - transformar a cidade de Costa Marques numa cidade digital e pública. Dá para fazer. Eu fiz em Ariquemes, posso fazer especialmente para Costa Marques.

FESTA DO DIVINO - o Estado estará ao lado dos festeiros e ribeirinhos. Dando apoio financeiro e técnico, para que a festa seja um evento turistico grandioso.

E assim eu termino o meu post especialissimo, mandando um beijo amplo e vasto para o Vale do Guaporé. Um beijo em seu esplendor de belezas e riquezas.

Nenhum comentário: