Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Educação - Qual Ensino Médio queremos?



O Ensino Médio não consegue atrair os jovens e isso é um grande problema. Menos da metade dos adolescentes de 15 a 17 anos (48 %) está cursando o Ensino Médio. Parte ainda está retida no Ensino Fundamental e parte não está na sala de aula. Conseqüentemente, um número ainda menor chegará à universidade. Para se ter uma idéia, em 2007, apenas 26 % dos jovens entre 17 e 25 anos freqüentavam o Ensino Superior. Não à toa, o mercado brasileiro sofra tanto para encontrar mão de obra qualificada.
Existem algumas explicações para a falta de interesse dos jovens em cursar o Ensino Médio, mas ainda poucas soluções concretas. Ao contrário do que se pensa no senso comum não é o trabalho o grande vilão. Os estudos apresentados no seminário reforçaram a tese de que para grande parte dos jovens a escola não traz nada de útil. Ou seja, há um desinteresse mesmo. Uma pesquisa do Inep mostrou que dos que ingressam no Ensino Médio na idade adequada poucos se dedicam aos estudos com seriedade, não se aplicando, por exemplo, à lição de casa.
O Ensino Médio Profissionalizante é uma boa iniciativa, porém, não resolve todo o problema. Uma coisa é certa: o Ensino Médio não fala a mesma língua de seus alunos. “Isso cria a exigência de uma nova escola. Precisamos ouvir esses jovens, respeitar sua cultura e entender o que está em seus corações. Eles têm um projeto de vida e precisamos dialogar para saber lidar com isso.”, disse Carlos Artexes Simões, Diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do MEC.

E você, acredita que o Ensino Médio sirva aos interesses dos jovens? O que deveria ser feito pra torná-lo mais interessante?

por: Camilo Gomide

Nenhum comentário: