Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

O VOTO DEVE SER OBRIGATÓRIO?

Vivemos numa democracia. Democracia significa liberdade, fazer o que bem quiser, ir e vir, dizer o que bem quiser, ser a favor ou ser do contra. Isto que significa democracia. Mas, não é só isto. Democracia significa também dignidade. Pode começar pelo tubo digestivo - comer em quantidade e qualidade.

E o voto obrigatório? Como é que se pode viver na democracia e ser obrigado a votar. Que negócio é este?  Centenas de projetos de leis já foram produzidos pelos deputados e senadores. Foram todos para o lixo. E ficou cada vez mais forte o princípio da obrigatoriedade do voto. Sabe de uma coisa, no começo da minha vida política eu também era contra o voto obrigatório. Queria que fosse livre ou facultativo. Vota quem bem quiser.

Hoje, penso o contrário - o  Brasil ainda tem muita gente despolitizada. Como se diz, infelizmente, analfabeto político. Se não fizer este povão votar, termina que uma eleição não seja representativa - não atinja 50% da quantidade dos eleitores inscritos nos tribunais eleitorais. Assim, até que melhore o nível cultural do nosso povo, deve ficar assim mesmo. O voto obrigatório. Mesmo que o cidadão brasileiro vote do jeito que bem quiser, mesmo que seja do ponto de vista ideológico, um voto errado. Mas, é o voto possível. É este voto nosso de cada dia.

Nenhum comentário: