Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Exercício para ‘tratar’ a pressão alta



Praticar exercícios tem sido apontado como um ótimo “tratamento” do quadro hipertensivo, principalmente para o quadro de pressão arterial elevada, de leve a moderada. O problema atinge entre 15% a 20% dos brasileiros e é considerada um dos principais fatores de risco para a saúde cardiovascular – problemas de origem cardiovascular que mais matam no mundo.
No entanto, cerca de 25% da população hipertensa não responde positivamente à atividade física, em função de fatores genéticos. A boa notícia é que movimentar o corpo auxilia 75% dos hipertensos a reduzir este quadro, inclusive adiando ou pelo menos diminuindo a dosagem de medicação utilizada para controle da hipertensão.
O exercício oferece tanto os benefícios agudos, sentidos nas primeiras horas após a sessão, como os efeitos crônicos, aqueles mais duradouros e que provocam modificações mais expressivas. Por exemplo, logo após uma sessão de caminhada vigorosa, as pesquisas demonstram uma resposta de diminuição dos níveis da pressão arterial. Nos que se exercitam com regularidade, são observadas melhoras na função elástica dos vasos sanguíneos, aumento do “bom colesterol” – HDL, que ajuda a limpar o colesterol ruim. E o principal: melhora da função do músculo cardíaco. Outro benefício indireto é a redução do sobrepeso, que também alivia o quadro hipertensivo.
Mas é preciso ficar atento, pois não é nada bom a falta de critério para a prática de atividade física. O hipertenso precisa ter um acompanhamento médico mais frequente e deverá manter um monitoramento mais restrito e rigoroso de sua frequência cardíaca durante o exercício, prescrita pelo médico e monitorada por um profissional de Educação Física.

Por Renato Dutra

Um comentário:

Unknown disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde