Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

COLONIA DE PESCADORES DE COSTA MARQUES

Olhando bem, vale o que se sempre falou - cada macaco no seu galho. Quando era Deputado Federal me deparei com os pescadores de Costa Marques, grupos familiares tradicionais, que vinha de geração em geração com a mesma profissão: viver tirando do Rio Guaporé o próprio sustento. Jerônino Santana, quando Governador do Estado havia liberado pra eles uma fábrica de gelo. A minha parte foi a câmara fria para armazenagem do pescado e a reforma do barracão.


Eles tem sede própria. Atualmente a Presidente é Maria Emilia Infante. Quando casou, com outro pescador, subiram o rio no seu próprio barco e tiveram lua-de-mel sobre as águas e assim ficaram por anos vivendo do mesmo jeito, comendo peixe, tirando sustança do "guererê", pariu cinco filhos e certo é que sempre viveram da pesca. Hoje em dia, ela é a presidente, roupa limpa e engomada, cabelos bem tratados, pele de moça virgem, fala com argumento forte, ela quer mais para o pescador. Ela quer a liberdade para pescar, é contra a lei da pesca do Alex Testoni, que deu a eles apenas o direito de 10kg por dia, ela acha pouco e diz que é injustiça.

Pesca é pesca, os apóstolos de Cristo quase todos foram pescadores, uma das primerias profissões e ainda hoje a Colônia é forte, vi que tem gente entre eles que já está aposentada, que não gosta de ficar em casa, e vai pra Colônia puxar conversa, para o dia passar, joga sinuca, sorri bastante, brinca, conta causo, passa o dia e volta pra casa tadinha para dormir.

Nenhum comentário: