Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

JI-PARANÁ


Ji-Paraná é uma cidade estratégicamente localizada. Meio do Estado. Por isto que muitas transportadores instalaram-se nela. Além de comerciantes e atacadistas. Posso dizer que é a cidade coração. Ali Rondônia pulsa forte. Ali está o tum.. tá da vida real.

Muita coisa atormenta a cidade. No passado foram as voçorocas. Buracos imensos nas ruas, por pouco não engoliram casas. Havia rua que não dava passagem. De um lado para outro construia-se pinguelas. A voçorosa é uma erosa profunda. O solo é arenoso, portanto, frágil. A enxurrada cava túnel no decorrer do tempo. Muito precisa de drenagem profunda, tubos e mais tubos para levar a água da chuva.

Mas, Ji-Paraná agrega o povo. Mesmo com o Rio Machado no meio, metade de cá e metade de lá, a ponte é o tormento. Ela foi construído em l968 para poucos veículos. Agora o pau quebrou. Carretas pesadas pisoteiam o concreto fragilizado. Os pilares se abalaram. As cabeceiras não resistiram. Uma ponte nova sobre a velha. Construída com o movimento geral. Congestionamento dos dois lados. Demora e adiamentos. O povo perdeu a paciência.

Ji-Paraná precisa de Governador. De dois ou tres Senadores. De muitos outos Deputados Federais para juntos poderem resoslver os seus dramas. Não se pode negligenciar o fato concreto. O fato concreto existe. Além de ser uma cidade cortado por rios e por um BR que não pára de se movimentar.

Eu vi Ji-Paraná nascer. Agora, quero-a linda e maravilhosa, ainda mais por ser coração do Estado

Nenhum comentário: