Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

CONHECIMENTO (PARTE I)

Nada é mais importante do que o conhecimento. Ouve-se por aí, pais humildes falarem - darei a meu filho a educação. Porque ninguém a roubará dele.
Mujica, porém, tem os olhos voltados para o futuro. Em livro de entrevista a Samuel Blixen, intitulado El sueño del Pepe, ele diz: “O conhecimento será a propriedade mais importante no mundo que se aproxima. A verdadeira libertação é a acumulação da inteligência nas entranhas da sociedade. Não há outro caminho que a capacitação.
Não existe nada mais valioso que o cérebro de nossos filhos. Mas o acesso ao conhecimento deve ser democratizado, para todos, para que os pobres tenham também acesso ao conhecimento”.
É um sonho que se parece com um programa de governo, alicerçado em valores morais de um velho militante de esquerda que, ao final do livro, declara: “Eu não renuncio ao socialismo.
Mas no sonho do socialismo, é preciso reinventar o capitalismo”. Será que esse novo Pepe, a quem compete governar o Uruguai em um contexto histórico distinto, aportará o elemento popular de um renovado batismo do século 19?

Nenhum comentário: