A escola rural atual deve se transformar em RURBANA. Já dizia assim Gilberto Freyre um dos maiores sociólogos brasileiros. Autor de Casa Grande e Senzala. Porque a escola deve formar o novo homem do campo, aquele poderá instruir-se com a moderna concepção de produção agrícola e pecuária com preservação ambiental. Esta onda ambiental não vai parar. Todos podem ver por aqui a presença constante da Policia Federal, Guarda Nacional, IBAMA e órgãos de inteligência mapeando o desmatamento. Agora é pra valer. Então, tudo isto deve ser ensinado. Não se pode ter uma escola rural que forma meninos para a cidade. E aí? Que vai cuidar da produção de comida para o mundo. Ainda bem que agora temos em Ariquemes o Instituto Federal de Educação que veio par completar o ensino rural que ainda está bem erradinho - totalmente voltada para a urbanização. A vida rural é digna. A vida rural com modernização e tecnologia pode ser bem rendosa. Além da qualidade de vida de quem mora no campo.
2 comentários:
Sr. Candidato Confúcio. Tendo em vista a excelência dos resultados do Projeto Burareiro em Ariquemes, o reconhecimento nacional e sua eficácia. O senhor tem como meta ampliar este projeto para as demais cidades do Estado, englobando as escolas Estaduais, é claro?
Fernando Corrêa dos Santos.
Quando o governo PT, parar de financiar o movimento de guerrilha nominado MST e passar a investir em empreendedores rurais e este pode ser o pequeno, junto com a iniciativa privada com certeza teremos uma revolução no campo e a educação será a maior aliada.
Postar um comentário