Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

sábado, 25 de dezembro de 2010

VANA VERBA

I - AUSTREGÉSILO DE ATAÍDE - ainda me lembro dele. Escrevia na Revista "O Cruzeiro", semanalmente, uma coluna conhecida como "vana verba" - palavras vãs.  Foi um mestre sagrado do jornalismo e dos direitos humanos. É isto que faço hoje, palavras vãs ao  vento.

II - Recebam, por favor, a minha fadiga de correr duzentos quilômetros em suas homenagens. Essa fadiga é nada frente aos seus esforços e exemplos e a escravidão, de dois séculos de nossas famílias - (uma mensagem natalina);

III - A gente tem a impressão de que o progresso tecnológico é tudo. Que só ele se basta ao homem. Engano. As pessoas procuram a felicidade nas lembranças agradáveis, na família, na infância, nos lugares, nas impressões que ficam marcadas para sempre. O imenso valor das coisas simples.

IV - Eu me lembro da Maria do Periquito, se Maria ou Marli, não sei , só sei da sua alegria lá em Guajará-Mirim, nas festas anuais de rua, no carnaval, na festa do boi, tudo fincado na alegria de viver com um sorrino imenso, bem maior do que o horizonte inteiro.

V- Um abraço pra você Chaguinha, lá do Iata - Colônia Agrícola de Guajará-Mirim, a praça linda, a igreja no centro dela, o entorno de casas simples, a escola, o centro de saúde em arcos romanos, o grande prédio que será escola de educação. Quero o Iata  sendo o meu sol permanente.

VI - Quero deixar aqui uma palavra mágica, que ainda não faz parte da nossa linguagem, três letras que encantam os meus sonhos - ZPE.  Me dá uma vontade danada de não dizer o que significa. Não aguento e falo. Zona de Processamento de Exportações, Raupp, solitáriamente brada estas letras. Junto-me a ele de agora em diante.

VII - Tem uma Secretaria que ficará para depois, porque não despertou em ninguém o desejo dela se apossar. Ainda bem. A Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE. Nela ficarão os meus núcleos de articulação - Núcleo de mediação de  conflitos, Núcleo de regulação de contratos e concessões, Núcleo da transposição, Núcleo de articulação com as usinas, Núcleo de Tecnologia da Informação, Núcleo de modernização administrativa e eficiência pública e  o Núcleo da Imaginação Permanente (NIP).
Obs.: Mas, que diabo é NIP? É o caçador de idéias, de novidades, de talentos, será um núcleo meio abstrato de sonhadores, de pensadores distantes, que catam na rua algum pensamento perdido e que se trabalhado pode se transformar num grande programa.

VIII - O Márcio Gabriel será o meu homem forte das compras  públicas. Já falei com ele que estude junto com a Agricultura, Emater, Educação - abrir as portas, escandaradamente, aos agricultores familiares, na chamada compra direta. Quero comprar do agricultor, da associação, da cooperativa. O que manda é lei estadual. Vamos produzir a lei rondoniense de inclusão de gente pequena nas compras públicas. Da mesma forma, quero que abra uma sala para o microempreendedor, o informal, o pequeno empresário para que seja recebido com tapete vermelho. E que alguém, ali, receba o pessoal, ajude-o no cadastro e que aplique a lei favorecedora na desigual competição. Pequeno disputa com pequeno. Grande com grande.

IX - Roberto Requião proibiu no Paraná a fiscalização de micro e pequenas empresas. Não precisa arrocho fiscal nenhum para pequenos, porque o que o governo tem que fazer é deixar o pessoal crescer. O dinheiro deles em algum lugar da cascata produtiva será recebido pelo Estado. Ao invés de gastar energia com os pequenos negócios que se combata o grande sonegador. Eu gosto do Requião, é meu amigo, sou seu discípulo. Fui à casa dele, recentemente e recebi um banho de socialismo.

X - Por fim, o peixe, o açaí, o palmito. Fontes extraordinárias de riqueza para Rondônia. Por fim, o minério que de tanto existir pra nós rondonienses, bem pouco deixa. O petróleo enriquece povos, deixa royalty, com minério em abundância, energia, boi, a madeira, soja, agricultura sustentável ninguém segura Rondônia. Ainda mais, com o encanto do esporte, da cultura rica e variada, gente do céu, poderemos construir aqui, de fato, muito mais agora, o verdadeiro eldorado. Tudo isto com base sólida no conhecimento, na pesquisa cientifica, no estudo das nossas coisas.

12 comentários:

Anônimo disse...

A Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE me fez lembrar o saudoso Luiz Antônio de Araújo Silva.

Marco Rezende disse...

Governador, tornei-me um leitor habitual de seu blog, inicialmente, como maior parte dos Rondonienses, ávido por notícias da Nova Rondônia. Todavia, já disse, suas "palavras vãs", dotadas de uma paradoxal leveza e profundidade, me prenderam no blog. Seus relatos nos fazem mergulhar saborosamente neles... Sua veia literária é agradável.

Sobre a SAE, notei que não havia tido nomeação mesmo e não entendi o motivo, até pensei que seria extinta em sua gestão. Entendo que precisávamos de um Mangabeira Unger para assumí-la, em razão de sua relevância. Ela é algo como a "Secretaria de Assuntos a longo prazo" (que teve seu nome mudado, pois ficaria conhecida como SEALOPRA lembra? rsrs) de titularidade daquele, se a memória não me trai.

Entendo que a SAE tem crucial importância, é o "volante de ligação" para que as demais trabalhem em conjunto e o time tenha vitórias. Pode ser a mediadora do que chamo de "Diálogo das fontes".

Boa sorte e que bons ventos lhe tragam um Mangabeira no extremo oeste.

Bom dia de Natal!

Marco Rezende

Anônimo disse...

/Sr. Governador,

Espero que o nome indicado pra EMATER seja digno de conduzir esta Associação, com respeito, ética e valorização dos empregados, principalmente os antigos. Sou a favor de mudanças, pra melhor ou pra pior,porque ficar mais 4 anos com esses que estão ai, ninguém merece. Por isso espero que todos os que tem cargos, principalmente os incompetentes (na capital tem e muito)saiam, e se tivessem ética já teriam entregados seus cargos, mas não, tão lá,correndo atrás do provo do PT pra continuar no cargo, álguns já chamados o povo da transição ou do PT de companheiro, é muita cara de pau mesmo.

Ronaldo Nina disse...

NIP é o caminho aberto ao novo e eficiente, um grupo com olhos voltados para o futuro, a inovação. Várias são as soluções que podem ser replicadas em Rondônia com sucesso, nas diversas áreas de conhecimento. Muitas já estão em nossos aguardando ser identificadas e sistematizadas pra poder espalhar por outros municípios.

Anônimo disse...

Dr. Confucio e para o pescador, o que o Senhor tem a falar, eu moro aqui no Rio Guaporé, Municipio de Cabixi e tem um Cidadão chefe da SEDAM do governo Cahulla, chamado Orlando que deixa muito a desejar, ele só quer fiscalizar os pobres do pescador que vive ganhando o seu pão de cada dia com muito sofrimento e os grandes das pousadas só porque é chegado e tem dinheiro deixa a desejar e faz vista grossa em tudo, queria é que o senhor tirasse ele mesmo da SEDAM e colocasse pessoas competente para trabalhar.

Edmilson Brito. disse...

Sr Governador, FELIZ NATAL e 2011 CHEIO DE ÊXITO. gostaria de parabenizar-lhe pela iniciativa de criar um núcleo de novas idéias. Sou professor universitário em Rolim de Moura e um sonhador com uma Rondônia melhor. Siga em frente e que a teoria se torne prática.

Anônimo disse...

Dr. Confucio, com tantas conversas, viagem, aliados chatos e nao, com dicisões importantissimas a serem tomadas entre tantas coisas, ainda assim, na madrugada de Natal pensando em grande amigo e fiel escudeiro. Grande, muito grande é o seu carisma, e ainda assim, escrevendo no blog que hoje é o maior da imprensa local. Bravo, realmente parece ser puro e verdadeiro o incansável Governador que teremos, a cada dia mais acredito que será o melhor governador dos ultimos tempos, e que outros mandatos virão, Continuarei te admirando como sempre admirei. Forte abraço, com certeza teremos UMA NOVA RONDONIA.

Francisco Melo disse...

Futuro Governador,
Gostei da citação da revista "O Cruzeiro", aliás, somos velhos(quanto tempo, emh?).Ahahahaah! Grande revista é verdade, com o articulista que o sr. citou AUSTREGÉSILO DE ATAÍDE, com aquele cabelão de Einstein. Gostei é verdade, nota dez!
Fora as brincadeiras, concordo integralmente com seu sentimento em tocar as estratégias de seu governo externalizado neste artigo. Vamos torcer que dê certo, logicamente se o fisiologismo do partidos políticos (da base e da oposição) deixá-lhe trabalhar e não sejam prepoderantes nas tricheiras.Cito a oposição em primeira mão, porque em alguns momentos temos que acender umas velinhas para deus e o diabo, mesmo sabendo quem os são. Grande abraço.....

GERVANO VICENT disse...

Meu caro Confucio, as suas ideias sao ideias de um grande estadista, de alguem que pensa maior do que as vezes pode fazer. Esses pensamentos e que fazem um governo grande, promissor. Tenho certeza, como sempre conversavamos na ARON, quando fui prefeito da pequena e altaneira Andreazza, que devemos fazer o necessario, construir as bases para fazer o possivel e quando as pessoas nem acreditam fazer aquilo que muitos consiravam IMPOSSIVEL. Eu creio que o senhor ira fazer assim. Deus lhe abencoe, te ilumine e te de sbedoria em teu governo. Um abraco de seu amigo Gervano Vicent

David disse...

Querido Governador como sempre estou dando uma passadinha por aqui pra saber das novidades, desejo que em 2011 algumas de suas idéias se concretizem, principalmente as mais necessárias no momento como:a saúde e educação o resto virá com o tempo com certeza. Que a Sagrada Família o proteja e o direcione no caminho certo onde o objetivo é cuidar das Famílias Rondonienses e desenvolver o nosso Estado. Felicidades.......Vamos a Vitória Rondônia.

Luiz Fernando Vieira disse...

Coisas para fazer neste governo não faltam, e como tem coisas para fazer. Muito me encanta quando o governador eleito diz que irá montar 'Núcleo de Modernização Administrativa'. Muito importante isto para o Estado, é isto que o Estado está precisando.
Mas não podemos esquecer de um item muito importante para o nosso estado o TURISMO. Governador o TURISMO é uma grande oportunidade de divulgar o estado. TURISMO! Venham conhecer Rondônia. É Amazônia.

Anônimo disse...

Nao tem nome pra SEA?? vou te ajudar entao.

Conheco um muito bom, apesar de poucas pessoas nao gostarem dele, por ele ser uma pessoa justa e honesta e isso faz as pessoas o acharem "chata". Mas tenho certeza que o Sr nao se arrependeria, procure ao menos saber a respeito dele ou o senhor mesmo o procure, ele è transparente. Apesar de poucos gostarem dele, por ser um pessoa integra. Dizem que em um mundo egoista so vencem os egoista. O Senhor concorda com isso???

Ah... o nome è Emir Braz Marques