Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

sábado, 11 de dezembro de 2010

O QUE FUI FAZER EM VALADARES?

Dia seguinte à viagem inesquecível, levantei-me às 6 h, calção e camiseta e fui para o meu cooper pelas ruas da cidade quase inatingível.  Aí eu vi que Governador Valadares é bem escondida, justamente, para não ser vista facilmente. Bela cidade. Quase 300 mil habitantes.

Fui visitar um consórcio de saúde composto de 33 municípios do Vale do Rio Doce. Para o mesmo evento estavam o Prefeito Charles, de Vale do Paraíso, Vitorino Cherquer de Mirante da Serra,  Jean dos Muletas nem preciso falar de onde é, José Ribeiro de Presidente Médice, dois técnicos do Tribunal de Contas de Rondônia, Edson e Paulo.  Tudo muito simples, casa alugada, alpendres cheios de gente de toda região. Os pacientes chegam de todas as cidades e são encaminhados para as diversas clínicas da cidade. Parte é atendida ali mesmo.

O Presidente do Cisdoce (Consórcio de Saúde do Vale do Rio Doce) é o Prefeito Edson, me esqueci o sobrenome, agradável, como um bom mineiro. Foram chegando vários prefeitos da região. O certo é que todos estão satisfeitos, maioria reeleita. A saúde na região não é problema grave, está sob controle. O Cisdoce foi a solução conjunta que eles encontraram.

Creio que em Rondônia, para reduzir a quantidade de pacientes encaminhados à capital, os consórcios regionais de saúde ajudarão e muito aos municípios e ao próprio povo. Percebi que no Brasil inteiro, cada região vai dando um jeito de resolver a situação dramática da saúde pública, como muita criatividade. Voltei com a cabeça melhor, entendendo que é possível melhorar e muito a saúde pública de Rondônia, com inúmeras alternativas que irei colocando em prática no decorrer do tempo.

6 comentários:

jose fernandes disse...

Governador, estive ainda ontem com o Vitorino Cherque de Mirante da Serra e me contou da viagem, algo novo e um aprendizado. estamos todos convicto de o senhor irá fazer um bom governo. boa sorte e parabéns pelas nomeações até aqui. abraços

Damares Fernandes Dias disse...

Olá Dr. Confúcio, excelente idéia dos conterrâneos mineiros, eta gente boa uai. A saúde sempre foi e será um grande desafio para qualquer governante, mais com boas práticas de gestão como esse exemplo, podemos resolver em parte os problemas de saúde da nossa população. Um grande abraço, pode contar com a nossa ajuda.

Wilson & Damares

claudete Maria dos Santos/CACOAL disse...

Governador

Parabéns pela iniciativa. Podemos construir um SUS viável em Rondônia se todos os atores envolvidos fizerem a parte que lhes cabe. O Estado precisa aplicar efetivamente e com transparencia,os recusos que são de sua competencia. Ajudaria muito se a EC 29, fosse finalmente aprovada. Outro importante passo é a PPI, que precisa ser revista e repactuada com responsabilidade, sem politicagem, (desculpe o termo,mas é que eu sei do que estou falando). Quanto a consórcios, uma exelente saída, o papel do estado será de fundamental importancia, para processo de criação. Parabéns. E que DEUS o abençoe!!

Karley Rodrigues disse...

Sr. Governador, é muito bom que o senhor veja experiências exitosas em outros estados e tente aplicar ao seu estado. Fiquei sabendo que o senhor também vai valorizar os técnicos do estado. Esse será o seu grande diferencial. Porém gostaria de que o senhor também entendesse o papel do estado no fortalecimento da atenção básica. Precisamos de autonomia na gestão estadual. Esse será também seu diferencial. Abraços

Creison Oliveira disse...

Quero só falar sobre a Viagem, eu também passei em BH próximo das dezesseis horas, o plano era passar por Valadares por volta dás 20:00 horas e dormir em Mantena. Mas eita estradinha bacana, foi bom até passar pela região da Estrada Real, depois fó só chuva e descida em cada ladeira, eu suportei menos, fui dormir mesmo em IPATINGA, Valadares só no outro dia.

Unknown disse...

Governador,
Aqui é o Dr. Raimundo Abreu, médico e militante do PMDB. Queria parabenizá-lo efusivamente pela escolha do Dr. Alexandre para Secretário de Saúde. Companheiro de longa data, competente, íntegro e capaz de conduzir nossa Saúde sobretudo pelo seu enorme conhecimento em Saúde Pública, coisa que faltava nos secretários anteriores. Estamos todos à disposição do colega para juntos cooperarmos na condução desse processo complexo e que muito vai exigir de nós. Continuamos na expectativa dos outros nomes das unidades para termos uma equipe coesa e que caminhe junta em direção à resolução dos problemas de saúde que tanto afligem nossa população.
Grande abraço

Dr. Raimundo Abreu - CRM 246 -RO