Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O LIVRO

 Ninguém me convence que um aluno possa escrever bem sem ler muitos livros. Não acredito. Claro que hoje a Internet tenha muita coisa e muitos artigos, ensaios, jogos, curiosidades. Nem de longe a Internet substitui o livro.  Ler no papel é diferente de ler na tela.  Ler na tela do computador cansa logo, dói o olho, o pescoço, a gente salta pedaços da leitura. No livro não, não dói nada, pelo contrário, acomoda-se nas posições mais agradáveis possíveis.

Da mesma forma é ler poemas. Decorá-los. Excelente exercício para a memória, entender o jogo da vida por meio de palavras, metáforas, invenções e criações literárias no próprio texto. O poema é máximo da literatura, um concentrado de pensamentos robustos sobre a própria existência do homem e do universo.

Portanto, distribuir livros é política pública indispensável, escola e família se encarregarão de estimular o hábito às crianças e jovens e adultos. Quem lê vale mais.



4 comentários:

Erika Rosa disse...

Que tal implantar um Proejto acompanhado - um projeto padrão em todas as escolas para a leitura?
Já existe vários projetinhos de leitura, mas acredito que poderia ser algo com mais planejamento. Como a semana da Cidadania que tem todos os anos (cada escola tem liberdade para promover suas atividades), mas ela acontece todos os anos.

A Leitura precisa de espaços planejados (físico) na escola unicamente para este propósito.

Lorena Medeiros disse...

Dr. Confúcio, suas palavras nos dão tanta esperança de uma Rondônia melhor. Acredito que esse seja o motivo pelo qual à sociedade te deu essa oportunidade de nos mostrar que é possível um governo justo para todos. Boa sorte nesse desafio.

Massimo disse...

com crtz a leitura é sem dúvida nenhuma o melhor exercício para o ser humano, é nela que se viaja nos mundos desconhecidos das brilhantes histórias e estórias sem sair do lugar.

Anônimo disse...

Já participei das batalhas de Alexandre contra os persas!
Já me sentei entre reis e rainhas!
Já fotografei as pegadas feitas pelo primeiro homem que pisou na lua!
Já ouvir a melodia de sabias palavras
Recostada sobre os ombros de grandes filósofos
e adoráveis deuses da mitologia!


“A leitura te conduz por caminhos onde seus pés jamais ousariam pisar.”


id