Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

O CAPITAL

Para que a riqueza seja verdadeira, que o terreno, casa, quintal e fogão possa se transformar em dinheiro vivo, capital tangivel,  há necessidade de documento legítimo. Com a escritura, registro em cartório os bens passam a ter possibilidades reais de serem transformados em moedas e consequentemente a riqueza circular ainda mais.

O importante é o marco regulatório, justiça, regras claras, ordem para que tudo que se tem possa  inspirar confiança nos outros, por exemplo, chegar ao ponto de uma empresa emitir papéis, títulos, que sejam comercializados no mercado. Quer dizer, um ativo gerando pepéis confiáveis que os outros compram, passam a ser donos também, mas, nem sabem onde ficam estas empresas e a mercadoria deles, papelada, capital é vendido a deusdará.

É isto que é o capitalismo. Uma onda de ativos regulados capazes de se transformarem em riqueza. O caminho é duro. E passa inicialmente pela mudança de comportamento das pessoas. Pela geração de crencas uns nos outros.  Aquele fio de bigode. É um caminho longo, que se começa com ética, responsabilidade e conhecimento.

Creio também que o conhecimento seja um ativo indispensável à prosperidade.  Não digo que farei tudo isto que falo, mas, legalizando a pobreza, os ativos que parecem tão escassos, mas, que na verdade não são, aí sim o dinheiro girará como uma onda gigante.

O caminho é a regularização fundiária nos municípios, no Estado e a regularização ambiental. Sem estes dois itens nada feito. Vamos ficar capengando, criticando uns aos outros, circulando no próprio eixo e o tempo passa e nada feito.

Portanto - a secretaria de assuntos estratégicos do estado terá esta missão essencial. E vamos em frente.

Nenhum comentário: