Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AGRICULTURA FAMILIAR - RENDA


Fui buscar experiência de aumento de renda da agricultura familiar na Universidade de Brasília. Trouxe o Professor João Luiz Homem de Carvalho para implantar o PROVE. Programa de Verticalização da Agricultura Familiar aqui. Ele veio. E começamos.

As Agroindústrias  foram implantadas. Incentivado a produção de comida nos assentamentos. O inicio aberto da compra dos produtos da roça para a merenda escolar, depois veio o Lula autorizando a comprar com dinheiro do FUNDEB, eu já comprava há cinco anos.  Foi assim mesmo, na base da intuição e da boa vontade. O colono negocia direto na escola, juntamos a nossa vontade com um Programa Federal da Conab e do Ministério do Desenvolvimento Social, A COMPRA DIRETA, e ai o negócio cresceu.

E isto é muito. Levar condição de renda para o pequeno produtor. Tem produto da pequena agricultura familiar nos maiores mercados da cidade, disputando espaço com as grandes indústrias de alimentos do Brasil. Pra mim, isto é máximo, considero que saí ganhando e o pequeno produtor também.

Um comentário:

Ronaldo Nina disse...

Um passo importante na evolução do PROVE seria a sua certificação como Tecnologia Social. Assim seria comprovada e atestada a sua eficiência no desenvolvimento da agricultura familiar e passaria a ser reaplicado em outros municipios e estados.i
Acredito que se deve apostar em ações inovadoras e pontuais pois quando elas se consolidam e são sistematizadas naturalmente se tornam políticas públicas.