No encontro de produtores culturais em Porto Velho, realizado em Porto Velho, dia 31 passado, tudo cororeu bem, um bate papo franco, até quando "Chicão" pegou a palavra. É isto mesmo pegou a palavra pelo rabo, e começou a sair pelas veias uma série de verdades irrespondíveis sobre o apoio a cultura pelos governos. Tanto o Estadual como também o municipal.
Ele foi logo dizendo que não produz teatro capitalista. Ela produz a sua arte para o povo. Sem nenhumam preocupação com o dinheiro. Ele quer é mostrar a arte. Tem feito isto, inclusive para seringueiros de onde ele extrai a inspiração e roteiros de suas peças.
E que não tem paciência para ficar de porta em porta mendingando nada. E nem saco para ficar fazendo projeto para não ser lido. Ele elabora projetos para editais sérios e concorre em bancos, petrobrás, governo federal e instituições privadas.
Em Rondônia é um abandono geral, sem lei de incentivos, sem apoio dos governos, sem lenço e sem documento e que falta macho neste Estado, para pegar estas usinas do Madeira pelo gogó, que estão sacaneando com Rondônia, dando esmolas sob o disfarce de compensação. Nada paga o estrago que estão fazendo. Acabando com o Rio Madeira e que ninguém sabe as consequencias da represa na região.
Nada para a Cultura, nada para o social de Porto Velho. E que tudo foi muito mal defendido pelo Governo Estadual. Isto tudo é uma vergonha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário