Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO


Eu me lembro bem quando menino a festa da minha avó Joaquininha. Ela era devota de Nossa Senhora da Conceiçao. Sertão de Goias, hoje Tocantins, perto da Bahia, encostado no Maranhão, via-se o Piauí. Era o catolicismo pleno. Só uma família, uma apenas, era protestante - Igreja Batista. Dia 8 de dezembro ela fazia a festa, rezava o terço e ao final os comes-e-bebes. Pra mim esta era a melhor parte. Fazia bolo, sequilho e polvilho, beiju de tapioca com manteiga sertaneja, refrescos, café-com-leite, bolo de mandioca (mané-pelado), bolo de milho, bolo fofo (brevidade). Havia um bolinho de polvilho, que não sei mais o nome, que derretia na boca. Se o engulisse ligeiro parte dos farelos caiam no "goto" (glote) e a pessoa saia da festa tossindo e entalado. Eu enchia os bolsos. Enquanto o pessoal rezava com imensa devoção, eu por baixo da mesa, guloso como sempre, até hoje, ia enchendo os bolsos.  De vez em quando minha avó via a danura, não podia ralhar, de joelhos e puxando a reza, só fazia cara feia. Eu nem ligava. Miha avó Joaquininha já morreu e hoje ela onde tiver deve estar ao lado de sua Santa -  Senhora da Conceição. A minha mae assina como sobrenome Conceição. Os irmãos dela também. Manoel Conceiçao, Zeca Conceição, Anelides Conceição, Otacilio Conceiçao. Que devoção minha querida avó.

Confúcio

Nenhum comentário: