Este blog vai ser redirecionado!

Blog redirecionado em 6 segundos!
http://confuciomoura.com.br
Aguarde.

Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Banco de Alimentos


Bresser Pereira disse que o desperdício atravanca o progresso do Brasil. E é verdade. Em todos os sentidos. O que é uma pena. Um país pobre, carente, que desperdiça, parece até um contra censo. Desperdiça papel, dinheiro, combustível, esferográfica, tinta, luz, água, enfim, tudo. Até mesmo o que não se poderia desperdiçar - comida. Pois é, desperdiça também comida. O Brasil que tem fome desperdiça comida. Os restaurantes desperdiçam, nos armazéns, mercados, supermercados, nas lavouras, no transporte de grãos, no Ceasa, na feira. Em tudo há desperdício de comida.


Ciente deste crime lesa-pátria, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome criou o programa Banco de Alimentos visando a combater o desperdício alimentar ou reduzi-lo.

Acredita-se que o desperdício seja da ordem de 20% do que se produz. Ariquemes fez convênio com o Ministério, aluga um prédio no Bairro Jorge Teixeira, tem caminhão, têm equipamentos, freezers, câmeras frias e outros. O alimento é adquirido por doações de mercados e supermercados, feirantes, lavradores e entram no banco. É processado, lavado, separado e acondicionado. Depois entregue para escolas, hospitais, cestas básicas, até mesmo para as solenidades da prefeitura, como coffee break. O que é um sucesso. Recebemos doações que oscilam de 6 a 10 toneladas por mês de alimentos. Só tem um supermercado de Ariquemes que prefere jogar comida no lixo a doar para o banco. Vou procurá-lo antes de anunciar o seu nome para o povo.


Nenhum comentário: